Guia alimentar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1993 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA COMO GARANTIA DOS HÁBITOS ALIMENTARES

Danielli Carolina Fiamoncini*
Júlia Louise Rawietsch**
Laís Aparecida Soares***
Roberta Darugna****
Raquel Kerpel*****





RESUMO


O Brasil assim como outros países em desenvolvimento, atualmente vem sofrendo com a transição nutricional devido à má alimentação. Esta vem sendo causada muitas vezespela falta de informação da população que não tem hábitos alimentares saudáveis. Contudo a má alimentação vem contribuindo de forma expressiva para um auto-índice da prevalência da obesidade e de outras doenças crônicas não transmissíveis, que, além de ter um grande impacto na qualidade de vida, sobrecarregam significativamente o Sistema Único de Saúde. O Guia Alimentar da População Brasileira é desuma importância na orientação de escolhas de alimentos mais saudáveis, sendo ele desenvolvido para atender a população a partir de dois anos de idade.

Palavras - chave: Transição nutricional. Doenças crônicas. Guia alimentar.



1 INTRODUÇÃO


Os Guias Alimentares são um conjunto de recomendações e normas dirigidas á população em geral, com a finalidade de promover uma alimentaçãosaudável¹.


O desenvolvimento dos Guias Alimentares permite o aproveitamento dos recursos existentes, possibilitando maior impacto sobre a saúde e o bem-estar da população. Os Guias Alimentares devem ser desenvolvidos em um enfoque participativo, multisetorial e interdisciplinar, baseado nas metas e nas recomendações nutricionais de cada país e a partir de um diagnóstico de saúde,alimentação e nutrição¹.


Baseado no cenário epidemiológico atual ( transição epidemiológica e nutricional ), nas evidências científicas, bem como na responsabilidade governamental em promover a saúde e incorporar as sugestões da Estratégia Global da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Guia tem o propósito de contribuir para a orientação de práticas alimentares que visem a promoção dasaúde e a prevenção de doenças relacionadas a alimentação. As doenças conhecidas como Doenças Crônicas Não Transmissíveis – DCNT são: Diabetes Melitus, Obesidade, Hipertensão, doenças cardiovasculares e Câncer. O Guia também esta baseado na preocupação com relação deficiências de ferro e vitamina A, bem com o aumento da resistência imunológica relacionas com as doenças infecciosas².

Odocumento é composto por 9 diretrizes: sete diretrizes elaboradas de acordo com os grupos de alimentos e duas diretrizes especiais que abordam a atividade física e a qualidade sanitária dos alimentos como elementos indissociáveis na promoção da alimentação saudável. Com o propósito de facilitar a adoção das diretrizes pelas famílias brasileiras, foram elaboradas as seções “colocando em prática asdiretrizes’’ e “Utilizando o Rótulo de Alimentos’’².

As diretrizes estabelecidas no Guia serão úteis para os profissionais da saúde, para os trabalhadores nas comunidades, para as famílias do Brasil e para a Nação como um todo. Outro público-sujeito deste Guia são os gestores das ações de governo em áreas correlacionadas².


2 OBJETIVOS

Interpretar o Guia Alimentar para a População Brasileirade modo com que possamos entender o impacto da alimentação saudável diante da população considerando o fato de que a publicação também aborda questões relacionadas às deficiências nutricionais e às doenças infecciosas.
A presente publicação relaciona entre tantos outros fatos, o fato de relacionar os alimentos às refeições tradicionalmente consumidas pelas famílias brasileiras de todos os níveissocioeconômicos, evidenciando-se que, ao contrário do que indica o senso comum, uma alimentação saudável não é necessariamente cara. O guia é destinado a todas as pessoas envolvidas com a saúde pública e para as famílias.


3 MÉTODO


O presente trabalho consiste em uma revisão de literatura, obtida por meio de pesquisa de artigos científicos, mediante a busca eletrônica na...
tracking img