Turismo religioso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2780 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Turismo Religioso no Brasil: Um segmento movido pela fé

por ...

Resumo
O artigo apresentado tem a seguinte função de apresentar o Turismo Religioso no Brasil, que é um segmento aonde pessoas se deslocam por razões religiosas ou participar de eventos de cunho religioso e que vem demonstrando uma expansão notável.
Apresenta asua historia, particularidades, costumes e o quanto o setor influencia na economia e no fator social nas localidades envolvidas. Discute sobre a melhoria na infra-estrutura e equipamentos preparados para a função designada.

Palavras Chaves: Turismo; Religião; Desenvolvimento; Sociedade
























Introdução
Turismo nada mais é a deslocação de pessoas;podendo variar de apenas uma pessoa a milhares. É considerado um fenômeno econômico, cultural e social, envolvendo justamente as pessoas. Um ramo das ciências sociais, que tem o poder de modificar por completo a região aonde é explorado.
De acordo com o dicionário Michaelis, Turismo é “Viagens realizadas, por prazer, a lugares que despertem interesse” 1, já o dicionário Aurélio define como “viagem derecreio. Conjunto de serviços destinados a promover e orientar, industrial e comercialmente, esse tipo de atividade.” 2
Por todo o mundo, a fé e a tradição espiritual local são continuadas de geração em geração, passando por séculos em grupos de diversas proporções, tendo um das suas principais funções à distribuição de seus fundamentos e objetivos.
Países que possuem uma maioria geralda sua população afiliada a uma religião ou credo, a demanda e os locais específicos religiosos e com uma possível ligação turística é maior.
O Turismo Religioso é um segmento novo, pouco experimentado no mundo, aonde Turismo e Religião podem se unir com o intuito de informar, desenvolver, enriquecer socialmente e culturalmente uma região. Abrangem acordos, empreendimentos, negócios e lucros,podendo ser a principal responsável pelo aumento positivo da economia, da cultura e da qualidade de vida da população local; gerando renda e emprego para uma localidade, criando opções de lazer para a população local e da região em volta, lança cidades antes dormitórias, como novas rotas turísticas, criando um novo palco de investimento maciço levando ao crescimento na expectativa de melhoria naqualidade de vida do local e de sua população nativa, quando bem trabalhado e com a sua renda acumulada diretamente investida. Grande parte, todas essas idéias, infelizmente, não é colocada em prática parcialmente ou completamente, por falta de capacidade técnica e administrativa do poder público, profissionais, empresários, e pela comunidade local que poderia ser beneficiada.


1 DicionárioMichaelis Online, Língua Portuguesa, acessado em 27 de Novembro de 2010
2 Dicionário Aurélio Online, acessado em 27 de Novembro de 2010

Desenvolvimento
O Turismo religioso é considerado como um dos segmentos que mais crescem atualmente no país; graças ao aumento da renda da população brasileira, do trabalho formal e do fácil acesso ao crédito. Segundo dados da EMBRATUR, um levantamentorealizado pelo Instituto de Pesquisas da Universidade de São Paulo mostra que existem cerca de 15 milhões de brasileiros viajando todos os anos em busca de lugares e templos religiosos. 3 ; a religião é motivo de 3,6% de toda as viagens dentro do país 4, ou seja, um mercado aquecido e com um numero significativo de consumidores, o segmento está dando os seus primeiros passos.


A complexidade entreo Turismo e a Religião, como já foi dito anteriormente, é nova, e pode partir da necessidade de se aprofundar, resgatar as raízes do nosso passado, como fonte uma cultura peculiar. O turista, vendo obras monumentais, artísticas, históricas, percebe que existe uma grande força de sentimentos e emoções que mostram coisas que aconteceram no passado e que continua acontecendo no presente. Quando...
tracking img