Turismo religioso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (776 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Turismo Religioso

Conceito:

Segundo José Vicente de Andrade denomina-se turismo religioso o conjunto de atividades com utilização parcial ou total de equipamentos e a realização de visitas areceptivos que expressam sentimentos místicos ou suscitam a fé, a esperança e a caridade aos crentes ou pessoas vinculadas a religiões.

Pode ser efetuado sob as formas de turismo individual outurismo organizado, em programas onde os objetivos se caracterizam como romaria, peregrinação e penitência, de acordo com os objetivos religiosos, dogmáticos e morais dos fiéis e visitantes.

Na definiçãooficial (segundo a Conferência Mundial de Roma), realizada no ano de 1960), o turismo religioso é compreendido como uma organização que movimenta inúmeros peregrinos em viagens pelos mistérios da féou da devoção a algum santo. A sua prática efetiva realiza-se de diversas maneiras: as peregrinações aos locais sagrados, as festas religiosas que são celebradas periodicamente, os espetáculos e asrepresentações teatrais de cunho religioso, e os congressos, encontros e seminários, ligados à evangelização.

Subtipos de turismo religioso:

Dentro dessa segmentação do turismo é necessárioressaltar as seguintes especificidades técnicas, que devem ser observadas em trabalhos promocionais, calendários de eventos e outros recursos calendários de eventos e outros recursos.

* Romaria:Quando alguém, por livre disposição e sem pretender recompensas materiais ou espirituais, viaja a lugares sagrados.

* Peregrinação: Quando alguém visita lugares sagrados para cumprir promessas ouvotos anteriormente feitos a divindades ou a espíritos bem-aventurados.

* Viagem de penitência ou reparação: Quando alguém, empenhado em remir-se de suas culpas ou de seus pecados, de forma livre eespontânea ou por conselho ou disposição de líderes religiosos, se dirige a lugares sagrados ou a outros lugares, em espírito de arrependimento e compunção.

Histórico:

Séculos III e IV da Era...
tracking img