Prod de aprendizagem - lingua portuguesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2414 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

LINGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E
CONCEPÇÕES DE ENSINO
METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO
METODOLOGIA DO ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA
PRÁTICA E PESQUISA PROFISSIONAL- PRODUÇÃO DE TEXTO

CURITIBA
2011

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

LINGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ECONCEPÇÕES DE ENSINO

Produção de Aprendizagem apresentada à UTA- Lingua portuguesa, no curso de pedagogia à distância da Faculdade Internacional de Curitiba.
Tutor local:
Centro Associado:

CURITIBA
2011

1

2

3

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................03

LINGUA PORTUGUESA: AQUISIÇAO DA LINGUAGEM E CONCEPÇÃO DEENSINO......................................................................................................04

METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO............................................06

METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA..................................09

PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL: PRODUÇAO DETEXTO.................................................................................................11

CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................12

REFERÊNCIAS...................................................................................13

1.INTRODUÇÃO

Os dados que aqui serão abordados fazem parte de um trabalho de pesquisa da UTA - Língua Portuguesa com o tema: Língua Portuguesa: aquisição da linguagem econcepções de ensino.
Visa levar o leitor a compreender como se dá esse processo de aquisição da linguagem no ser humano, os processos de alfabetização, como se dá o ensino da língua materna e das quatro habilidades, além de algumas concepções de ensino.
Todo esse conhecimento é de suma importância para nós estudantes de pedagogia, pois saber diferenciar as diferentes concepções de ensino que estãopresentes em nossa realidade escolar é fundamental não somente para quem deseja entrar nessa desafiante carreira, mas para quem já está atuando servirá como ajuda para que reveja conceitos e reflita sobre sua atuação.

2. LÍNGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E CONCEPÇÕES DE ENSINO.

O conhecimento é algo em constante transformação e crescimento, não existe uma fórmula pronta, umametodologia considerada adequada para ensinar o individuo a adquirir o domínio da leitura e da escrita, irá depender do que o professor considerará importante, dependendo de sua realidade escolar.
A escola por sua vez deve comprometer-se a formar cidadãos críticos, fazê-los ampliar sua visão de mundo, a fim de melhorar sua sociedade e consequentemente sua vida.
Por outro lado quem se propõem aaprender a ler e a escrever, deve ter por objetivo viver com mais dignidade e conhecimento.
A seguir realizaremos uma abordagem teórica onde tentaremos esclarecer como se dá esse processo de aquisição da linguagem no ser humano, os processos de alfabetização, como se dá o ensino da língua materna e das quatro habilidades, alem de algumas concepções de ensino.

2.1 METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃOPara Jean Piaget, o conhecimento está em contínua construção e ocorre por meio do contato quer a criança tem com os objetos de estudo, ou seja, o conhecimento é resultado das interações entre o homem e o meio.
“Por não acreditar nem no inatismo das estruturas cognitivas, nem numa simples submissão aos objetos, acentuo especialmente as atividades do sujeito. O conhecimento na sua origem não vemdos objetos nem do sujeito, mas das interações, inicialmente indissociáveis entre sujeito e esses objetos. (Piaget, citado por Seber, 1997, p 60)”.
Segundo o autor, grande parte do conhecimento do conhecimento construído pelo homem é resultado do seu esforço de compreender e dar significado ao mundo em que está inserido.
Quanto mais um indivíduo é estimulado maior será sua assimilação e...
tracking img