Gombrich

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Data: 02/01/2011

Aluno: Isabela Cristina Araújo
Matrícula:

Disciplina: Estética e Historia das Artes
Professor: Carolina Chaves

Gombrich 
“De fato, não tardaremos em descobrir que abeleza de um quadro não reside na beleza de seu tema. Ignoro se os pequenos maltrapilhos que o pintor espanhol Murilo gostava de pintar” (Fig.3)
“Eram rigorosamente belos ou não- mas de tal forma queeles os pintou, possuem um grande e inegável encanto. Por outro lado, muita gente diria que a criança no maravilhoso interior holandês de Pieter Hooch é feia (fig. 4), mas nem por isso a pintura deixade ser atraente” (P. 18)  
Segundo Gombrich, a beleza nem sempre está no titulo da obra, e sim no olhar de quem ver, na analise de cada ser humano. Cada pessoa irá analisar uma obra de um mododiferente, mas ela nunca perderá sua essência. 
“A outra coisa é que nunca devemos condenar uma obra por estar incorretamente desenhada, a menos que tenhamos a mais profunda convicção que nós estamoscertos e o pintor, errado. Somos todos propensos ao precipitado veredicto de que  ‘as coisas não se parecem com isso’. Temos o curioso habito de pensar que a natureza deve parecer-se com as imagens quenos acostumamos.” (P. 27) 
“Não existe a regra “desenho bom é aquele que possui detalhes e traços devidamente traçados”. Do ponto de vista de Gombrich, às vezes, é certo modificar as coisas paraoutro sentindo, dando como exemplo o Mickey Mouse.”  
“Penso que só podemos alimentar a esperança de compreender isso se nos apoiarmos em nossa experiência particular. É claro, não somos artistas, épossível nunca termos tentado pintar uma tela, nem, talvez, tido a intenção de fazê-lo. Mas isso não significa necessariamente, que não nos defrontemos com problemas analógicos, àqueles quer somados,constituem a vida do artista. De fato estou ansioso pra provar que dificilmente se encontra uma pessoa que não tenha pelo menos conhecido de longe esse tipo de problema, mesmo que num grau muito...
tracking img