Resumo natureza humana

Fichamento

Texto: Natureza Humana - Conhecimento e Saber

O ser humano é um animal dotado de características próprias e estas funcionam como diretriz para o mundo expressão e relação, asquais exigem o ato de conhecer. Conhecimento este que é caracterizado por dois processos: a percepção e o mundo sensorial.
O conhecimento humano é formado por processos interiores e exteriores dedisposições de experiências, onde estas interagem compondo o conhecimento como um todo, podendo ser definido como a manifestação da consciência -de -conhecer e é nela que ocorrem as relações de sensação,percepção e conhecimento.
O conhecimento só pode ser considerado através de uma visão dialética devido a ele ser um processo dinâmico e inacabado.
O saber é congênito ao homem como ser, sendo eleessencial e existencial. Assim como o homem, o saber evoluiu no tempo e espaço, nos mais diversos campos do conhecimento possuindo como objetivo a busca pela verdade real e absoluta. Atualmente eleevidência a natureza humana como um fenômeno próprio de cada indivíduo marcado por um tempo-espaço definido para todo o sempre.
O conhecimento visto como manifestação da consciência-de-conhecer,pode-se dizer que é a consciência de conhecimento e representa um processo de maturidade do complexo humano, onde a constante evolução do passado, presente e futuro são próprios aos níveis deconhecimento, predominantes a cada necessidade do conhecer. Ele é distinto para cada indivíduo em relação ao tempo e espaço.
O desejo de saber é inato ao homem que, desde os tempos pré-históricos, vive nabusca incessante da verdade, que é o objetivo do conhecimento.
Presumindo que conhecimento humano reporta a um ponto de vista e a um lugar social, classificamos o conhecimento e o sentido das coisas emquatro grupos: o vulgar, o filosófico, o teológico e o científico.
Podemos declarar que o conhecimento vulgar é decorrente da experiência empírica diária. Suas características básicas são de que...
tracking img