Alongamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2671 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ao longo do processo histórico das sociedades humanas o individuo vêm evoluindo e se transformando, no âmbito econômico, político, social e físico. A pergunta é: “Como assim físico.”

Físico porque o homem veio modificando as suas prioridades e necessidades.

Na Pré-História força e a vitalidade se faziam necessárias, mais pela questão “utilitario-guerreiro”, ou seja, questão desobrevivência. A caça de animais de grande porte e mais pra frente o domínio de uma sociedade sobre a outra. Essas atividades exigiam do homem um bom porte físico e boa saúde, no entanto que na historia existem relatos de sociedades que baniram indivíduos que possuíssem qualquer defeito físico que o tornasse inapto a viver naquele grupo social. Porem esta discussão não é primordial em nossoestudo ao longo deste texto.

Na antiguidade um período, no qual o homem este mais evoluído na Grécia, por exemplo, visava-se o desenvolvimento físico e moral do homem, a educação física servia para harmonizar o corpo, a musculatura podia sobressair porem sem exageros de onde surgiram atletas de porte esbelto. Pode-se dizer que é uma fase anatômica da educação física. Com a conquista da Gréciapelos Romanos, estes acabam herdando desse povo um pouco de seus costumes, entre estes a pratica das atividades físicas, no entanto, seus objetivos diferentemente dos gregos que primavam pela harmonia, era a obtenção de massa muscular, pois não se dedicavam a cultura intelectual eram treinados exclusivamente para batalhas.

• A origem dos exercícios físicos

Ao mencionarmoseducação física nos vêm à mente movimentos locomoção. Logo para compreendermos e falarmos de exercícios físico temos que conhecer um pouco de sua origem.

Como citado no inicio do texto a existência humana termina necessidades econômicas. E é essas necessidades que faziam o homem locomover-se de uma região para outra, seja na mesma época do ano, ou em épocas distintas, a partir deste momento elepassa a educar o corpo e segue melhorando ao longo de milhares de anos seu porte físico, para vencer a luta pela sobrevivência, seja procurando bens econômicos ora defendendo-se ou atacando, sem ser uma preocupação diária ou consciente , já que era pratica natural saltar, trepar, correr lançar, nadar isso naturalmente aprimorava as funções orgânicas do corpo. Devido a todas estas características aagilidade e agudeza dos sentidos de que eram dotados os povos selvagens são provas de que os exercícios físicos, nasceram instintivamente com o homem devido a sua evolução e transformação.

A educação física, pelo homem primitivo, apesar de tudo que já foi citado, não se encontra indícios concretos de como foram praticados tais exercícios pelo homem primitivos, alem da imitação. Porem seanalisarmos a Lei do Uso (Camarck), segundo a qual a utilização freqüente dos diferentes órgãos, sistemas e aparelhos, em épocas e situações também diferentes, de acordo com os estágios pelos quais passou o homem, desenvolveram-se, ao mesmo tempo, aperfeiçoou as funções determinando mudanças morfofuncionais e do seu aforismo: “A função cria o órgão” (Lamarck), conclui-se que, existindo a espécieanimal, existe momento e, portanto, exercícios físicos, os quais, pela sua repetição, aperfeiçoam e desenvolvem os órgãos, sistemas e aparelhos.

O que se conclui de todos estes fatos é que a atividade física se dava de maneira natural no período primitivo devido às necessidades daqueles indivíduos.

Com o passar dos séculos, diferentes civilizações aperfeiçoaram as praticas dosexercícios, mantendo neles um apoio a sua sobrevivência, porem há uma mudança de valores Egípcios, Caldeus, Assírios, Persas, Fenícios, Cretenses e outros povos, conferiam-lhe um caráter militar, ou seja, a atividade física, na antiguidade, passou a ser, preponderantemente, um elemento essencial na formação de exércitos, que tinham como objetivo conquistar novas terras e dominar povos...
tracking img