Gol estudo de caso 2003

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1569 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL E RH Prof. Ms. Durval Luchetti

TEXTO 5

A REGRA DOS SEIS Cs
Fonte Autor A Arte da Estratégia Carlos Alberto Júlio

O ponto de partida para o mapeamento dos pontos “A” e “B”, ou seja, onde a empresa se encontra hoje e onde ela quer estar em algum momento do futuro, passa pela análise de cenários internos e externos. A análise SWOT (Texto 4) é uma ferramenta deextrema validade para esse fim. Como foi visto, ele mapeia as oportunidades e ameaças existentes no mercado, e as forças e fraquezas que a empresa possui em relação aos dois primeiros quesitos. Para auxiliar os gestores na tarefa de mapeamento, a utilização da “Regra dos Seis Cs” é uma forma eficiente. Extraída da obra “Administração de Marketing”, de Philip Kotler, ela nos recomenda que a análise dosSeis Cs seja feita de maneira sincera, despida de preconceitos e corajosa o suficiente para fornecer respostas úteis. Abaixo, a transcrição do texto – p. 39 – A Arte da Estratégia)

(1)

“C” de Companhia (= Organização, Empresa)

Você deve analisar sua própria empresa no que diz respeito a pontos fortes e fracos. Faça-se duas perguntas básicas: em que, afinal, sua empresa é melhor do que asdemais no mercado em que atua? E em que ela é pior? Deve-se levar em conta o capital humano da organização, os ativos financeiros e os recursos tecnológicos. Vou dar exemplos: a empresa pode ser excelente em relacionamento com os clientes e nos recursos tecnológicos que dão apoio a esse relacionamento. E talvez seja fraca na administração dos recursos financeiros, com custos altos e grandequantidade de retrabalhos. Se tiver dúvidas sobre seu próprio julgamento, não hesite em pedir ajuda a colegas, empregados e até observadores externos, como clientes e fornecedores (...). O importante é entender e relacionar os pontos em que leva vantagem em relação aos concorrentes e aqueles que deveria aprimorar porque está em desvantagem. Quando fizer essa análise, não se esqueça de nada. Comecepensando em tudo o que se refere a marketing: sua marca, sua capacidade de ações promocionais e propaganda, sua força de vendas, seu serviço de atendimento ao cliente, sua política de preços, seus canais de distribuição, a qualidade e a diferenciação de seu produto, sua participação no mercado etc. Pense nos recursos humanos – em sua produtividade, suas capacidades, seu envolvimento, sua rotatividade,seus salários, suas respostas ao treinamento, sua autonomia. Analise a competitividade da equipe gerencial, sua real liderança, sua forma de delegar, o processo decisório que instalou, seu nível de transparência, sua remuneração. Pense na estrutura tecnológica: ela garante que a empresa tenha boas informações de modo rápido? Garante a distribuição de informações? Confere-lhe boa velocidade deresposta? Pense na capacidade de levantar financiamento, em seu nível de endividamento, em sua lucratividade, em seus custos administrativos, na situação diante da Receita Federal etc. Pense nas operações, dos fornecedores aos estoques, dos custos de produção à capacidade instalada, de qualidade à localização.

(2)

“C” de Concorrentes

Você não está sozinho. Admita. Por isso, é necessário queliste os pontos fortes e fracos também de seus principais concorrentes. Detalhe: fique especialmente atento a evidências de que eles estão atendendo mercados que você não detectou.

Estrat. & RH - Texto 5 - 6 C's - set09

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL E RH Prof. Ms. Durval Luchetti

A primeira dica é escolher um número limitado deles, mas representativo. Por exemplo, se estiver no ramo de padarias,selecione até meia dúzia de estabelecimentos só em seu bairro. Se for a unidade de negócios de um grande grupo, concentre-se somente nas unidades concorrentes que atendam, com seus produtos e serviços, as mesmas necessidades atendidas por sua unidade. Encerrada a seleção, passe à análise, que pode ser feita de pelo menos duas maneiras. Peça aos clientes que emitam suas opiniões sobre as forças e...
tracking img