Artigo da gol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1723 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNOPEC - FACULDADE DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS GERENCIAIS DE SÃO PAULO




6° semestre - Administração

Alan Patrick Marchl R.A 11.543
Maria Fernanda de Souza R.A 11.547
Ronivaldo Barbosa de Souza R.A 11.546
Janaina Natasha R.A 11.539






TRABALHO DE MARKETING

Artigo Cientifico: Planejamento Estratégicoda GOL
























São Paulo

2011






RESUMO
Em um mundo globalizado com alta competitividade entre as empresas, o planejamento estratégico além de diferencial torna-se vital para a conquista, estabilização no mercado, crescimento e inovação organizacional. A GOL Transportes Aéreos é um exemplo de produtividade com qualidade e inteligência,com melhor desempenho operacional da categoria está prestes a conquistar a liderança entre as empresas de linha aérea no Brasil. Conforme a pesquisa aplicada com o recurso de estudo de caso e de natureza qualitativa. A elaboração deste artigo engloba informações da empresa co-relacionando com modelos de estratégias e suas diversas escolas. Tendo como objetivo geral analisar e identificar asprincipais características do sucesso da empresa GOL atrelado a sua administração estratégica visionária.

Palavras-chaves: competitividade, planejamento estratégico, produtividade, desempenho


“O empreendedor não é aquele que simplesmente abre um novo negócio
ou investe em um novo produto, mas aquele que tem a idéia e a
transforma em um bem de valor e lucrativo”.
Joseph Schumpeter1. INTRODUÇÃO

Diversas são as abordagens e escolas que co-existem em um planejamento estratégico cada qual com suas características e nuances; dentre estas diversidades, o presente artigo abordará as que se identificam com o planejamento da empresa GOL Transportes Aéreos.A GOL é uma companhia low cost/low fare (baixo custo e baixa tarifa), iniciou suas operações no dia 15de janeiro de 20012 . Com uma estrutura de custos enxuta, baseada em três pilares que privilegiam a alta tecnologia, padronização da frota e motivação da equipe.
Sendo hoje uma das mais eficientes empresas do mundo a mais lucrativa e a que a maior utilização diária de aeronaves Boeing 737-700 e 737-800 de última geração.(Sua missão “Prover o transporte seguro de pessoas e cargas, sustentado pelotrinômio baixo custo, preço e excelência na qualidade, através de soluções inovadoras, buscando maximinizar os resultados para nossos clientes, acionistas, colaboradores e sociedade.” Visão “Superar-se e ser reconhecida, até 2010, como a empresa que popularizou o transporte aéreo com qualidade e preço baixo na América Latina”. Valores“Desenvolver os negócios da empresa com base em açõesoriginais, criativas, éticas,justas”. Focadas em resultados sustentados e duradouros, que se traduzam para os clientes em serviços de alta qualidade com preços baixos. Para os colaboradores respeito, crescimento, reconhecimento profissional, incentivo ao exercício da solidariedade e cumprimento da responsabilidade social e ambiental). 3
Contudo, ao investigarmos uma estratégia devemos ter conhecimento dasdiversasescolas que influenciam a gestão da empresa, desse modo, torna-se necessário um estudo de sua cultura e estratégia em si. (A empresa faturou 1.1bilhão de dólares, 27% mais que em 2004, alcançou o lucro recorde, de 167 milhões de dólares e suas ações foram uma das mais negociadas na bolsa de Nova York. Transportou em 2005, 13 milhões de pessoas atingindo 41% do mercado) 4. Foi a que maissoube aproveitar a crise da concorrente VARIG5.




Com a identificação e compilação de todos esses fatores ao término da pesquisa nos preparamos para descobrir a formula do sucesso que a GOL Transportes Aéreos utilizou para transcender um mercado estagnado, quebrando paradigmas de décadas e revitalizando o setor aeronáutico no Brasil. Segundo Constantino de Oliveira Júnior6 “Nossa...
tracking img