Gestao po competencias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1062 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Homem pergunta pensa e se descobre



A vida Humana é singular porque é uma aventura consciente e em continua modificação. O mundo do homem é um domínio completamente diverso do ocupado pela natureza ou pelo pensamento puro. Ao longo dos tempos temos conseguido uma compreensão melhor das questões que nos desafiam. O desenvolvimento assistemático convive com o fato de que jamais teremos umesclarecimento pleno sobre tudo o que nos preocupa.

Formular uma concepção global e definitiva do existente ou da realidade está muito acima da capacidade humana, então, continuaremos a perguntar séculos afora, isto é, na expectativa de melhor esclarecer os meandros de uma existência cujos limites são intangíveis. Esse caminho em curso é o que nasce do espirito.

O interesse da Filosofia émanter a Razão em atividade, pois se ela não puder ofertar resultados cada vez melhores, pelo menos estará segura de ter feito o possível para esclarecer as questões que mexem com o Homem. Ele permanece, contudo, buscando-a, explicitando-a, aprofundando-a. Ele não pode renunciar a este destino, sob pena de perder a liberdade ou deixar de valorizar a própria vida.

Tratemos de algumas perguntas semnenhuma pretensão de esgota-lhes nem a profundidade nem a extensão.

• O que é o Kosmos ou o Universu? Do que se originou? E uno? Comporta com o múltiplo? Existe o fluxo das mudanças ou essas escondem algo de verdadeiramente estável sob a aparente transformação?

O homem criou a Técnica e com ela manipulou a Natureza. É preciso ser cauteloso com os produtos da Ciência, eles ampliamas possibilidades humanas para o bem ou para o mal.

Cada existente é um mundo completo: ele faz o seu mundo.

O existente é uma possibilidade inesgotável.

Quando falamos em mundo estamos nos referindo a tudo que rodeia o homem e também aquilo que esta dentro dele, ou seja, sentimentos, consciência.

A vida do homem é uma série de questionamentos, já nos damos deconta que diante do tempo nossa insignificância como indivíduos se manifesta de modo patente, aprendemos a dominar máquinas, descobrimos como o corpo humano funciona, só não descobrimos como manipular o tempo.

Tínhamos a ilusão de que a História iria ter uma importante evolução em termos de progresso moral e humano, mas essa teoria foi desfeita através das constantes guerras e da continuainsegurança em que vivemos.

E o que significa a evolução do pensamento?

Podemos falar da evolução do pensamento puro através da lógica?

A História da Filosofia nos mostra não apenas o desenvolvimento de formas lógicas de pensar, mas também de representar o ser. Novas teorias são criadas continuamente.

Em toda a evolução humana passamos por inúmeros processos eprogressos, tentamos justificar a brutalidade humana e os contínuos conflitos étnicos como sendo parte deste tão falado progresso. Mas o que emerge cada vez maior é uma “sábia ignorância”. Quanto mais sabemos sobre o processo pelo qual as coisas são, certamente, menos conhecemos o motivo.

O Mundo, a Técnica, a Ciência e a História confundem-se na explicitação das dúvidas relacionadas aopróprio homem, por mais que se esforcem por entender, sempre haverá algo a ser desvendado e compreendido. Resgatar o homem do meio de dúvidas e colocá-lo como agente interrogante, responsável por seu destino e pelo aprofundamento de suas dúvidas, é um desafio permanente que hoje, mais do que nunca, precisamos enfrentar. Se a evolução da Ciência nos obriga a rever conceitos, se a mudança deparadigmas representa outro conjunto de alternativas, temos que estar disponíveis e dispostos a repensar a Existência.

O momento demanda novas criações, nova propostas. No entanto, estamos certos que continuamos a elaborá-las séculos afora.

Entendemos que esse mundo humano tem uma característica própria que não se confunde com os outros domínios da realidade e que possui uma dinâmica singular,...
tracking img