Samba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1652 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundação Armando Alvares Penteado








Trabalho de Antropologia
“O Samba”






Professor:







O ritmo era inicialmente proibido pelo governo brasileiro, mais ganhou simpatia depois que Getúlio Varas liberou geral, em um ato populista que fez com que o samba então se misturasse com o gosto burguês, graça a presença nas rádios.


2. A Origem do Termo Samba

Otermo “Samba” possui várias versões sobre o seu surgimento. Uma delas afirma ter surgido do termo “Zamba”, tipo de dança encontrada na Espanha do século XVI. Uma outra diz que surgiu de origens tupi, e outra diz que vem de muitas línguas africanas, possivelmente do quimbundo, onde “sam” significa dar, e “ba” significa receber.
Entre a maioria dos especialistas, o origem provável da palavra sambaestá na evolução de “semba”, que significa umbigo, em quimbundo (língua da Angola). Essa maioria registra a dança antecedendo a música.
O termo “semba”, também conhecido por umbigada ou batuque, designava um tipo de dança de roda praticada em Luanda (Angola) e em varias regiões do Brasil, principalmente na Bahia.
Em um circulo e ao som de palmas, voz e objetos de percussão, o dançarino dava umaumbigada no outro companheiro a fim de convida-lo a dançar.
A própria palavra “samba” já era empregada no final do século XIX, dando nome ao ritual dos negros escravos e ex-escravos.

3. Antropologia no Samba

A antropologia estudou o samba, analisando as letras das músicas, que apesar de falarem sobre violência, sofrimento e pobreza (música originada no morro) não é uma música de protesto,pelo contrario, um certa imagem de conformidade é passada. O “malandro do samba” usa do próprio sistema para se dar bem, burlando-o, ou seja, não vive honestamente, como vemos em vários trechos de várias músicas que retratam essa malandragem.
“Se eu precisar algum dia/De ir pro batente/Não sei o que será/Pois vivo na malandragem/E vida melhor não há” (Paulinho da Viola).





4. Samba naDitadura

Na ditadura o samba foi fortemente reprimido. O governo militar não aprovava essa imagem do “malandro”, queria construir um ideal de trabalhador brasileiro, e esses que não trabalhavam e “se davam bem” eram um péssimo exemplo.
Sambas com letras que ironizavam o trabalhador, que diziam que ele nunca saia da miséria também foram proibidos.

5. O que é o Ritmo Samba?

O samba ébasicamente uma construção musical feita com um compasso binário, ou seja, um compasso de dois pulsos, e um ritmo sincopado. É sobre esta forma básica que todos os tipos de samba hoje são criados.

6. Os Estilos que Formaram o Samba

Os estilos a partir do qual o samba se formou, foram:
Lundu – Tipo de dança africana, que tinha como passo coreográfico a própria umbigada.
Polca – Tipo de dançarustica originária da Boêmia, e que se transformou em dança de salão. De ritmo alegra e saltitante.
Chula - Um gênero de dança, ou de canção de origem portuguesa. Também herdeira da umbigada, com seus requebrados, volteios e sapateados.
Maxixe – Primeira dança considerada autenticamente brasileira, tendo como ancestrais diretos a umbigada, o batuque e o lundu.

7. Os Principais Tipo de SambaSamba - Enredo: Surgiu no Rio de Janeiro na década de 30. E ele está diretamente ligado as escolas de Samba, por ser o assunto que a escola irá tratar em seu desfile. E em sua maioria tratam de temas sociais ou culturais.
Ele é quem define toda a coreografia e a cenografia utilizada no desfile da escola de Samba.
Como por exemplo nesse ano a Escola Unidos da Tijuca fez uma homenagem ao LuizGonzaga, O Rei do Baião.

Samba de Partido Alto: É um samba onde há um refrão e o restante da letra é improvisada por sambistas. Esse tipo de samba fala sobre a realidade dos morros e das regiões mais carentes. Esse é o estilo dos grandes mestres do samba, tais como os compositores: Martinho da Vila e Zeca Pagodinho.

Pagode: Nasceu no Rio de Janeiro, na década de 70, e ganhou espaço nas rádios...
tracking img