Gestao da qualidade na pequena empresa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2877 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO






Christiano Rattes Costa




GESTÃO DA QUALIDADE EM PEQUENAS EMPRESAS














Belo Horizonte
2013
Christiano Rattes Costa
Fernando Azevedo Neto
Isabella Bueno de Vasconcelos
Juliano Márcio Moreira
Lucas Silva Carvalho
Ricardo Campos Barroso MagalhãesGESTÃO DA QUALIDADE EM PEQUENAS EMPRESAS










Trabalho apresentado no Curso de Graduação em Administração do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais à disciplina Gestão da Qualidade.




Prof. Orientador: Paulo Henrique de Oliveira










Belo Horizonte
2013

LISTA DEFIGURAS





FIGURA 1 – Ciclo PDCA ....................................................................................................... 08
FIGURA 2 – Diagrama de Causa e Efeito .............................................................................. 10
FIGURA 3 – Gráfico de Pareto ............................................................................................... 11LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS:





MPE – Micro e Pequena Empresa
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
PNAD – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios
RAIS – Relação Anual de Informações Sociais
MTE – Ministério do Trabalho e Emprego
TQC – Total Quality Control
PDCA – Plan, Do, Check andAct




































SUMÁRIO






1 INTRODUÇÃO 5
2 QUALIDADE TOTAL 6
3 PDCA 7
4 LEVANTAMENTO DE DADOS OU BRAINSTORMING 8
5 DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO OU DIAGRAMA DE ISHIKAWA 9
6 DIAGRAMA DE PARETO 10
7 GERENCIAMENTO DE RESULTADOS 11
8 ANÁLISE DE CAUSA 12
9 AÇÃO CORRETIVA 13
10 CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
REFERÊNCIAS 151 INTRODUÇÃO



O objetivo deste trabalho é apresentar a Gestão da Qualidade utilizada nas Micro e Pequenas Empresas (MPE´s). Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em uma pesquisa realizada em 2001, há cerca de dois milhões de micro e pequenas empresas formais, com uma participação de aproximadamente 22% na receita no setor decomércio e serviços. Os pequenos negócios, ainda segundo a pesquisa do IBGE, servem de amortecimento dos níveis de desemprego no país. Estas empresas representam 97% da participação no número de empresas dos segmentos comércio e serviços do país.


Existem inúmeros modelos de sucesso e estratégias que devem ser analisadas e aplicadas em negócios que buscam crescimento. Porém, umpré-requisito sem o qual nenhuma empresa conseguirá se sobressair entre as concorrentes ou mesmo sobreviver é a qualidade.


A concorrência entre as MPE´s é um fator importante para a inovação e qualidade dos produtos, pois se somente as grandes empresas produzissem serviços de qualidade as Micro e Pequenas Empresas seriam expurgadas rapidamente dos negócios pela concorrência das mais fortes.As MPE´s precisam garantir esta qualidade de serviço através de investimentos no setor, um bom gerenciamento e uma visão geral do que será produzido. Estas características estão cada vez mais difundidas entre as Micro e Pequenas Empresas. Estas empresas contribuem de forma substancial ao bem estar econômico da nossa sociedade.


Segundo Rossiter (2010) alguns fatores importantes paraa sobrevivência das empresas apresentaram melhoras no período de 2001 a 2008. Aumentou o grau de escolaridade, o tempo de permanência no emprego e o rendimento médio mensal dos trabalhadores das MPE´s. Ainda segundo a autora, este segmento continua sendo o maior responsável pelo primeiro emprego dos jovens que iniciam sua carreira profissional. Fato corroborado pelo estudo comparativo do Sebrae...
tracking img