Amfwn

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1723 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Egito
O Egito Antigo não era uma sociedade alfabetizada – poucas pessoas sabiam ler ou escrever. Mas rituais e feitiços eram essenciais para a religião e eram gravados pelos escreventes; tumbas, monumentos e esquifes eram fabricados por artesãos com a misteriosa escrita hieroglífica.
 As escolas funcionavam como templos e em algumas casas foram freqüentadas por pouco mais de vinte alunos. Aaprendizagem se fazia por transcrições de hinos, livros sagrados, acompanhada de exortações morais e de coerções físicas. Ao lado da escrita, ensinava-se também aritmética, com sistemas de cálculo, complicados problemas de geometria associados à agrimensura, conhecimentos de botânica, zoologia, mineralogia e geografia. 
    O primeiro instrumento do sacerdote-intelectual é a escrita, que no Egitoera hieroglífica (relacionada com o caráter pictográfico das origens e depois estilizada em ideogramas ligados por homofonia e por polifonia, em seguida por contrações e junções, até atingir um cursivo chamado hierático e de uso cotidiano, mais simples, e finalmente o demótico, que era uma forma ainda mais abreviada e se escrevia sobre folha de papiro com um cálamo embebido em carbono). 
    Aolado da educação escolar, havia a familiar (atribuída primeira à mãe, depois ao pai) e a “dos ofícios”, que se fazia nas oficinas artesanais e que atingia a maior parte da população. Este aprendizado não tinha nenhuma necessidade de “processo institucionalizado de instrução” e “são os pais ou os parentes artesãos que ensinavam a arte aos filhos”, através do observar para depois reproduzir o processoobservado. Os populares eram também excluídos da ginástica e da música, reservadas apenas a casta guerreira e colocadas como adestramento para guerra. 
Mesopotâmia
O ponto forte da educação na Mesopotâmia era a escrita cuneiforme. Como em praticamente todas as nações da Antigüidade, a tradição oral existiu e foi a base da transmissão de todo o conhecimento. Entretanto foi o desenvolvimento doprimeiro sistema prático de escrita nas primeiras cidades da Mesopotâmia que alavancou a civilização daquela época, refletindo no progresso econômico, intelectual e cultural do homem.
Esta foi, inclusive, uma marca registrada na mesopotâmia, o pioneirismo; as invenções e os projetos que começam a interferir no curso de seu tempo. Um bom exemplo é o da cerâmica, que passou também a ser utilizada noaprimoramento das habitações, com detalhes em pinturas leves.
Um dado interessante diz respeito à invenção e aperfeiçoamento da escrita tendo ocorrido dentro do templo, por meio da casta sacerdotal. Como é quase unânime na Antiguidade, a leitura e a escrita (compondo o processo ensino-aprendizagem) dão seus primeiros passos por meio dos sacerdotes. Ao lado dos mesmos, encontramos os artistas,artesãos, camponeses e escribas.
Um dos alicerces do ensino na Mesopotâmia era a literatura. Poemas e um vasto conjunto de obras literárias eram compostos, e recebiam dos escribas especial atenção. Havia também, um segmento da literatura pautado em provérbios e ditos populares, além de sua significativa contribuição para o direito: vários códigos visando ordem e conduta foram criados. O Código deHammurabi é um dos conhecidos exemplos.
Não se pode negar a imensa contribuição que a Mesopotâmia, dentre as várias civilizações antigas, prestou com a invenção da escrita, satisfazendo uma necessidade de registros já solicitada pelo povo da época. Um caminho necessário e inevitável.

Índia
A educação organizada na Índia vem de longa data, sendo o sistema Gurukul de educação um dos maisantigos do planeta totalmente dedicado aos mais elevados ideais do completo desenvolvimento humano: físico, mental e espiritual. Gurukuls eram tradicionais escolas Hindus de aprendizagem; tipicamente a casa do mestre ou um monastério. O ensino era gratuito, mas os estudantes de famílias abastadas pagavam uma contribuição voluntária após a conclusão de seus estudos (Gurudakshina).
Nos Gurukuls, eram...
tracking img