Controle estatistico de processo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3479 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS- FINOM
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

MODELO DE GESTÃO PARA A PEQUENA EMPRESA COMO GARANTIA DA QUALIDADE

CRISTIANO GONÇALVES DE MELO

PARACATU/MG
2008

FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS- FINOM
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Gestão de pessoas

PARACATU/MG
2008

MODELO DE CONTROLE DE GESTÃO PARA A PEQUENA EMPRESA COMO GARANTIA DA QUALIDADE

1 IntroduçãoAtualmente as empresas vêm enfrentando bruscas mudanças no mercado em que atuam, o que as leva à necessidade de evoluírem das práticas gerenciais existentes para uma abordagem contemporânea acerca de suas necessidades reais. Para isso, os gestores precisam conhecer os pontos fortes e fracos do ambiente interno e as oportunidades e ameaças externas de sua empresa para implementar ações que permitam oacompanhamento das novas tendências a fim de alcançar seus objetivos.
O crescimento de uma empresa depende dentre outros fatores do desenvolvimento de gestão eficaz e pró-ativa. Neste sentido, a gestão deve estar voltada não somente a responder às mudanças de mercado, mas também a oferecer ao mercado um diferencial. Esse diferencial pode ser em preço, qualidade, inovação, agilidade, flexibilidade,atenção às pessoas e à sociedade.
A pequena empresa é de fundamental importância nesse contexto porque propicia o desenvolvimento econômico e social do país e da região onde atua. Se não receber incentivos necessários e orientações claras e seguras para gerir seus negócios, não sobrevive. Neste sentido, o controle de gestão e a gestão da qualidade fornecem bases para que a empresa seja gerida deforma eficaz e por conseguinte produza resultados positivos.

Visando contribuir para a gestão desse segmento empresarial tão importante, apresenta-se um modelo de controle de gestão que utiliza ferramentas de controle e de gestão da qualidade, recomendáveis a cada fase de transição do ciclo de vida de uma pequena empresa.
O modelo de controle de gestão apresentado oferece uma direçãoaos gestores, pois inclue um roteiro de ações e procedimentos necessários à prática do controle de acordo com as fases de crescimento da empresa, como pressuposto da competitividade. Para Puri (1994), “A competitividade para uma pequena empresa hoje é sobreviver num mercado de livre concorrência”.
Para entendimento do modelo proposto faz-se necessária a revisão bibliográfica dos conceitos sobreciclo de vida das organizações, apresentada a seguir.

2 Ciclo de vida das organizações

Ciclo de vida representa as fases de evolução pelas quais passam seres humanos e organizações, desde o nascimento até a morte.
Adizes (1990) afirma: “Os organismos vivos estão submetidos a um fenômeno chamado ciclo de vida. Todos os organismos nascem, crescem, envelhecem e morrem. Este conceito de ciclo devida aplica-se, também, às organizações.” Esse mesmo autor destaca que o ciclo de vida de uma organização passa por oito fases: namoro, infância, toca-toca, adolescência, plenitude, estabilidade, aristocracia, burocracia incipiente e estado burocrático. Para efeitos do modelo proposto apresentam-se, a seguir, as fases iniciais consideradas típicas de uma pequena empresa, pois após a terceira faseentende-se que uma empresa passa de pequena para média.

 Namoro ou pré-fase: fase em que o fundador da empresa apenas tem a idéia do negócio, faz planos e algumas pesquisas. A organização ainda só existe na sua imaginação. Mas é nesta fase que o fundador assume um compromisso com o negócio que manterá ou falirá a empresa quando ela nascer.

 Infância ou primeira fase: início dasatividades, é preciso vender, produzir, pagar as contas; é preciso produzir resultados, o atingimento do objetivo para o qual a empresa foi criada. Uma organização criança carece de procedimentos formais, possui poucos ou não possui orçamentos e poucas diretrizes e planejamento. O seu sistema de administração é totalmente informal, há pouco escrito. A organização é altamente centralizadora e todos fazem...
tracking img