Diversos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1265 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PARTE ESCRITA

O Conceito de Pequena Empresa

Os critérios mais comuns para definição de pequena empresa envolvem desde o faturamento, o número de empregados, o capital, as vendas, etc. Como por exemplo, na definição da OCDE (Organization for Economic Corporation and Development), descrita por Ramos e Fonseca [CEN95], e também por Longenecker [LON97], uma pequena empresa é aquela que temmenos de 100 empregados.
A dimensão estratégica da qualidade está relacionada à inserção no planejamento estratégico
da organização, a curto, médio e longo prazos, dos aspectos de planejamento e gestão da
qualidade. Essa dimensão é o ponto de partida para uma empresa introduzir em seu meio a filosofia
da gestão da qualidade, depende inicialmente da liderança do dirigente máximo da organização, eenvolve integração entre as políticas de planejamento da qualidade, de planejamento dos negócios e
de auto-avaliação organizacional, de acordo com a concepção de Merli (1993 ).

Por que a Qualidade nas Pequenas Empresas?
Segundo o Programa SEBRAE da Qualidade para Pequenas Empresas [SEB95a], são muitos os motivos que levam as empresas a implantarem um programa de gestão pela qualidade.Deming [DEM90] e Juran [JUR97], destacam que um dos fatores fundamentais para o sucesso é o comprometimento da alta administração, pois normalmente envolve alterações profundas de estrutura e de comportamento, que deve ser conduzido com segurança, liderança e participação. Ainda, segundo o Programa SEBRAE, o comprometimento somente se dá, a partir do momento em que o empresário tem consciência efetivade que, através da qualidade ele pode obter resultados como:
• Segurança de mercado;
• Criação de novos negócios;
• Redução de custos;
• Conquista de novos mercados;
• Clima de incentivo, motivação e participação;
• Direcionamento da empresa para o cliente;
• Obtenção de retorno compensador.

O mercado em que atuam as pequenas empresas é extremamente competitivo. Por isso, aempresa precisa fazer frente à concorrência, mantendo e ampliando sua lista de clientes, ainda mais nos dias atuais, em que o mercado cresce em qualidade e produtividade, em função da globalização. O consumidor moderno, mais consciente, torna-se cada dia mais exigente e com maior poder de escolha. Assim, estas empresas precisam ter segurança neste mercado e buscar a conquista de outros para seusprodutos atuais e em desenvolvimento, que lhes garantam novos mercados.

SUSTENTABILIDADE
Com a competitividade acirrada é fundamental a redução de custos associada à melhoria da qualidade e produtividade. Isto somente é possível de se obter de forma sólida e consistente, com um programa bem estruturado que solucione os problemas de toda a empresa, e não apenas dos setores deficientes.
Apesar detodas estas vantagens, a busca pela qualidade não pode ser simplesmente o objetivo da organização, mas premissa básica para gerenciar com eficiência e eficácia. Isto significa o envolvimento estruturado e organizado de todas as pessoas em todo o processo produtivo de um produto ou serviço. E por isso, mais e mais empresas vêm procurando implementar este processo de gestão que garante, além dacompetitividade, a sobrevivência da empresa.
A literatura, apesar de farta, deixa a desejar quando se refere à utilização deste conceito na produção de melhores e mais adequados produtos para os clientes, que segundo Deming [DEM90], são aqueles que definem, para a empresa, o significado da qualidade.
Com esta visão, entender o conceito deste termo contribui para o sucesso da implantação de umprograma da qualidade. Nas pequenas empresas, este entendimento determina todo o esforço da organização, no sentido da satisfação do cliente, principalmente, porque é comum consumidores, empresários e empregados pensarem que um produto com qualidade custa mais caro. Associam automaticamente qualidade com custo maior para a produção e consequentemente, preço mais elevado para o cliente final. É normal...
tracking img