Fundamentos de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1552 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIJORGE


ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA CONQUISTAR A LIDERANÇA DE MERCADOS.


ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA CONQUISTAR A LIDERANÇA DE MERCADOS.

Trabalho
Interdisciplinar
apresentado como
pré-requisito parcial
para aprovação na
disciplina de Fundamentos de Marketing,
curso de Bacharel em Administração
do Centro
Universitário
Unijorge, sob a
orientação do Prof.
ClodoaldoGonçalves Santos, turma 3,
Turno Noturno.

SALVADOR
2012

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 04

2. DESENVOLVIMENTO 05
Estratégias de Marketing para Conquistar a Liderança de Mercados
Objetivo Geral
Estratégica
Modelo de Concorrência dos Mercados – Visão Teoria Econômica
Marketing

3. CONCLUSÃO 07

4. REFERÊNCIAS 08

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO -UNIJORGE EAD
Unidade Pedagógica: Paralela
Disciplina: Fundamentos de Marketing

Tema: Estratégias de Marketing para Conquistar a Liderança de Mercados.

RESUMO

Com o acirramento competitivo na maioria dos setores empresariais, os recursos disponíveis para o alcance da liderança do mercado estão cada vez mais escassos, contrariamente aos objetivos das empresas, que estão, a cada dia, maisdesafiadores. Pesquisar e reconhecer verdadeiramente qual aposição no mercado tornou-se algo imprescindível às empresas aspirantes a líderes, bem como definir o alvo estratégico, tanto em relação a empresas líderes como às empresas com participações menores do mercado.
Estratégias de marketing utilizadas por empresas que ocupam o segundo lugar em seus mercados e objetivam alcançar a liderança.Essa relevância consiste na constatação da baixa incidência desse foco de abordagem, pois quase sempre se tem buscado conhecer as estratégias dos líderes.

Palavras-Chave: Estratégicas, Marketing, Planejamento, Liderança de mercados.

INTRODUÇÃO

Grande parte das organizações em cada setor de negócios objetiva conquistar a liderança de seus mercados. Para parte delas, a posição de líder poderepresentar uma premissa básica para sobrevivência e, para outras, a liderança de um setor pode significar apenas mais um projeto de expansão bem sucedido. Independente da causa fundamental que exista em torno do objetivo de liderança, as empresas frequentemente investem em ações que as levam a desperdiçar recursos, sem conseguir alcançar esse objetivo.
A liderança só poderá ser conquistada pormeio de um plano estratégico de negócios consistente. De acordo com Kotler (2006), o plano é um dos produtos mais importantes do processo de marketing, pois detalha como uma empresa planeja alcançar seus objetivos. O autor sugere que o plano seja subdividido em resumo executivo, análise da situação, estratégia de marketing, projeções financeiras e controles.
As estratégias de marketing contidas noplano devem diferenciar-se pelo papel que as empresas desempenham em seus mercados alvo. Empresas que detêm a maior participação do mercado (líder) devem utilizar-se de estratégias distintas das empresas que objetivam conquistar o posto de liderança. Manter é uma tarefa diferente de conquistar. Clareada a necessidade de distinção de estratégias, é fundamental que a empresa que objetiva a liderançautilize metodologias eficientes na construção de seu plano que detalhem seus passos desde a formulação até a implementação da estratégia. Além disso, o método utilizado deve produzir um plano de fácil entendimento e execução, que tenha objetivos concretos e mensuráveis, ações e atividades específicas com data de conclusão e pessoas formalmente responsáveis em exercê-las, metas e projeçõesfinanceiras realistas além de abranger todos os recursos necessários. A vastidão e a constante evolução do conhecimento técnico sobre estratégiano mundo, contidas em publicações ou personificadas em profissionais especializados, têm sido relatadas e analisadas por muitos autores, entre eles Mintzberg (2005).

No Brasil, esse fenômeno pode ser observado nas publicações não apenas acadêmicas, mas na...
tracking img