Comportamento animal equino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1982 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Comportamento animal


1 - INTRODUÇÃO
Os eqüinos modernos possuem impressionante capacidade de se adaptar aos diversos ambientes e situações impostos pelo homem. A figura do cavalo, que anteriormente estava associada às necessidades do homem, está hoje muito mais ligada aos esportes e ao lazer, principalmente em países desenvolvidos, e como o cavalo confere status e ostentação ao seuproprietário, esta situação deve permanecer por muito tempo.
Face à sua inter-relação com o ser humano, os eqüinos ficam sujeitos aos caprichos do homem que, alterando seu habitat e modo de viver, acaba por provocar problemas comportamentais que muitas vezes são irreversíveis. Estas modificações podem ocorrer por causas psicológicas, fisiológicas e como conseqüência da seleção genética.
O comportamentode um animal é determinado pelas particularidades de construção do seu organismo e está intimamente relacionado com a capacidade funcional do sistema nervoso central, dos órgãos sensoriais, das glândulas endócrinas, do aparelho locomotor e do sistema digestivo. O desempenho dos diversos sistemas e com isto as peculiaridades comportamentais ligadas à espécie são determinados em grande partegeneticamente, mas podem ser modificados até certo grau pelo meio ambiente.
2 - ALTERAÇÕES DE COMPORTAMENTO, CAUSAS E TRATAMENTOS
O cavalo sempre foi um animal gregário, vivendo em comunidades. Se separado do seu grupo, forçado a se comportar como indivíduo sem um líder, perde a referência. A presença do líder é fundamental. O temperamento eqüino não está associado à tomada de decisões e ações porvontade própria. Quando forçado a tomar decisões, isto acontece de forma desfavorável e prejudicial à sua sobrevivência. Ao ser obrigado a viver sozinho em baias ou em pequenos piquetes, sem outros animais da mesma espécie, o eqüino toma como referencial e líder o homem mais próximo, aquele que o alimenta, o treina e determina como deve agir.
Os problemas de comportamento mais comumente encontradosnos eqüinos podem ser divididos em três categorias: vícios, agressividade e distúrbios sexuais, os dois primeiros ocorrendo principalmente em animais estabulados e o terceiro por causas que são, na sua maioria, independentes do sistema de criação.
2.1. Vícios
Os cavalos selvagens gastam de 60 a 70% do seu tempo pastando. 0 restante do tempo é gasto observando outros animais, acariciando-se uns aosoutros, brincando ou andando à procura de novas áreas de pasto. Já os animais estabulados passam a maior parte do tempo parados e desenvolvendo vícios, com pequena parte do tempo gasto se alimentando ou se distraindo. Desta forma, os vícios podem ser resultado, principalmente, do nervosismo, desconfiança, temor, stress, deprivação social, medo, frustração, genética, tipo de dieta, curiosidade,aborrecimento e imitação a outros animais. A ociosidade é a principal causa, já que por natureza, o eqüino é um animal que necessita de grandes áreas, ficando de certa forma limitado com a domesticação.
 
2.1.1. Morder Madeira
A atitude de morder madeira das portas das baias pode ser considerada normal, quando comparada com o comportamento do animal selvagem que, em certas ocasiões, morde cascasde árvores.
Porém, em um animal estabulado, tal vício é altamente indesejável, por ser freqüente e pela possibilidade de causar prejuízos como irritações intestinais, cólicas, problemas dentários, entre outros, além dos prejuízos com a manutenção das instalações (Lewis, 1985; Marcella, 1988; McCall, 1993; Meyer, 1995). De acordo com diversos autores (Krzaket a1., 1991; Hintz, 1992; McCall, 1993),as principais causas deste distúrbio foram o tédio, as deficiências de minerais na dieta, a limitada quantidade de forragens fornecida. A importância do tédio foi confirmada no trabalho de Krzak et a1. (1991), ao observarem maior incidência desta atitude à noite, sendo também citada por outros autores (Lewis, 1985; Meyer, 1995), que além desta causa acreditaram na deficiência de minerais...
tracking img