Fronteiras ou limites

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6799 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O termo sistema é empregado no sentido de sistema total. Os componentes necessários à operação de um sistema são chamados de subsistemas, que, por sua vez, são formados pela reunião de novos subsistemas, mais detalhados. Assim, a hierarquia dos sistemas e o número de subsistemas dependem da complexidade do sistema. Os sistemas podem operar simultaneamente, em série ou em paralelo.Não há sistemas fora de um meio específico(ambiente): os sistemas existem em um meio e são por ele condicionados. Meio (ambiente) é tudo o que existe fora e ao redor de um sistema e que tem influência sobre a operação do sistema. Os limites (fronteiras) definem o que é o sistema e o que é o ambiente. O conceito de sistema aberto pode ser aplicado a diversos níveis de abordagem: ao nível doindivíduo, ao nível de grupo, ao nível de organização e ao nível de sociedade, indo desde um micro sistema até um supra-sistema. Vai da célula ao universo.(Chiavenato, 2003).

Existe diferença entre fronteiras e limites?
Fronteira ou limite, é a linha que demarca e define o que está dentro e o que está fora do sistema ou subsistema.
As organizações têm fronteiras que as diferenciam dos ambientes. Asfronteiras variam quanto ao grau de permeabilidade: são linhas que podem deixar passar mais ou menos intercambio com o ambiente. Este intercâmbio é feito entre a organização e o ambiente e, são realizadas pelos elementos situados nas fronteiras da organização. A permeabilidade das fronteiras define o grau de permeabilidade do sistema em relação ao ambiente.
Por meio da fronteira que existe ainterface, que é a área ou canal entre diferentes componentes de um sistema onde a informação é transferida ou o intercambio de matéria ou informação é realizado.
Portanto os termos são sinônimos que definem, na teoria de sistemas, onde começa o ambiente e onde termina os sistemas e subsistemas, dentro de um conjunto de subsistemas.

Sistemas ou Subsistemas?

O número mágico, 7 ± 2

Estudospsicológicos da década de 40 concluíram que as pessoas normais possuem uma certa capacidade de processamento de informações. Uma destas conclusões é a de que podemos gerenciar de 5 a 9 subsistemas, por isso o número 7+2=9 e 7-2=5, isto quer dizer que uma pessoa consegue gerenciar melhor uma equipe com 5 a 9 membros. Ou ainda, que devemos dividir os sistemas em 5 a 9 partes para poder entender melhor otodo.
Havendo mais de 9 elementos, haverá dificuldade para gerenciar os subsistemas ou entender o sistema e, abaixo de 5 elementos estaremos com capacidade ociosa.


Hierarquia de sistemas

Subsistemas são sistemas menores que compõem um sistema, este por sua vez faz parte de um supersistema, que é um sistema superior ao sistema principal. Esta definição depende do ponto de vista de analisedo sistema, pois alguns sistemas completos podem ser considerados subsistemas de um sistema ainda maior.







Exemplo:



























Reação ao Ambiente.

Um animal reage frente as mudanças ambientais para sua sobrevivência, assim adaptando-se ao meio ambiente.
A continuidade, a sobrevivência, o crescimento e o desenvolvimento de umaorganização, está diretamente relacionado a sua capacidade de interagir com o ambiente em que está inserida. A organização sofre influência externa, e influencia o ambiente em que faz parte, conforme o seu poder de: negociação, de pesquisa e desenvolvimento econômico, etc. Portanto, pode-se alterar processos, público alvo, fornecedores, contratar novos funcionários etc. a fim de se adequar ao ambientedinâmico em que tais organizações estão inseridas hoje em dia.


Suprimento das Partes.
A organização depende de suprimentos de energia de outras instituições ou de pessoas, nenhuma instituição é auto-suficiente ou auto-contida. Assim quando um colaborador exerce duas funções ele supre a organização com a sua energia de trabalho, que por sua vez supre as necessidades do colaborador com um...
tracking img