Fronteiras e limites do brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 52 (12923 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
http://www.google.com.br/imgres?q=fronteiras+internacionais&hl=pt-BR&sa=X&biw=1152&bih=667&tbm=isch&prmd=imvns&tbnid=xBKKrqgxlSZyqM:&imgrefurl=http://www.seplan.am.gov.br/potencial-economico/site/pagina_mapa2.php%3Fcod%3D8&docid=YVjY9Ll6a71qaM&imgurl=http://www.seplan.am.gov.br/potencial-economico/site/imagens/mapa_rotas.jpg&w=490&h=338&ei=wEqBUN2dB4PL0AHjxIH4DA&zoom=1&iact=hc&vpx=119&vpy=160&dur=6640&hovh=186&hovw=270&tx=65&ty=208&sig=105249082702355334333&page=1&tbnh=132&tbnw=191&start=0&ndsp=16&ved=1t:429,r:0,s:0,i:71 – imagem do Google




FRONTEIRAS E LIMITES DO BRASIL

( Versão em Espanhol) ( Versão em Inglês)


• O Brasil tem uma área superior a 8.500.000 quilômetros quadrados. Antes mesmo de ser uma nação soberana, seu território começou a ser delimitado com aassinatura dos Tratados de Madri (1750) e Santo Ildefonso (1777), que trataram da separação das terras espanholas das portuguesas na América.
• Pela arbitragem ou pelo acordo direto, sem derramar uma só gota de sangue, os diplomatas brasileiros estabeleceram as nossas fronteiras com base em documentação cartográfica, na história e no principio do "uti possidetis", ou direito de posse, consagrado noTratado de Madri.
• O trabalho de delimitação foi concluído no século XIX pela diplomacia brasileira, notadamente por Duarte da Ponte Ribeiro, Paulino José Soares de Souza, Joaquim Caetano da Silva e o Visconde do Rio Branco. Nos primeiros anos do século XX, os graves problemas de limites ainda pendentes foram solucionados pela ação direta do Barão do Rio Branco.
• Com uma fronteira marítima de7.367 quilômetros, o Brasil tem limites terrestres com nove países da América do Sul: Uruguai, Argentina, Paraguai, Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana e Suriname, e com o Departamento Ultramarino Francês da Guiana, numa extensão da ordem de 16.886 quilômetros.
• Para tratar dos assuntos de limites internacionais, o Ministério das Relações Exteriores mantém na Secretaria de Estado (Brasília)a Divisão de Fronteiras (), que coordena as atividades de duas Comissões Técnicas:
__ A Primeira Comissão Brasileira Demarcadora de Limites ( PCDL), sediada em Belém (Pará), encarregada das atividades nas fronteiras do Brasil com Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Dep.Francesa;
__ A Segunda Comissão Brasileira Demarcadora de Limites ( SCDL), sediada no Rio de Janeiro, encarregada dasatividades nas fronteiras do Brasil com o Uruguai, Argentina, Paraguai e Bolívia.
[pic]
[pic]


FRONTEIRAS E LIMITES DO BRASIL

( Versão em Espanhol) ( Versão em Inglês)


• O Brasil tem uma área superior a 8.500.000 quilômetros quadrados. Antes mesmo de ser uma nação soberana, seu território começou a ser delimitado com a assinatura dos Tratados de Madri (1750) e Santo Ildefonso(1777), que trataram da separação das terras espanholas das portuguesas na América.
• Pela arbitragem ou pelo acordo direto, sem derramar uma só gota de sangue, os diplomatas brasileiros estabeleceram as nossas fronteiras com base em documentação cartográfica, na história e no principio do "uti possidetis", ou direito de posse, consagrado no Tratado de Madri.
• O trabalho de delimitação foiconcluído no século XIX pela diplomacia brasileira, notadamente por Duarte da Ponte Ribeiro, Paulino José Soares de Souza, Joaquim Caetano da Silva e o Visconde do Rio Branco. Nos primeiros anos do século XX, os graves problemas de limites ainda pendentes foram solucionados pela ação direta do Barão do Rio Branco.
• Com uma fronteira marítima de 7.367 quilômetros, o Brasil tem limites terrestres comnove países da América do Sul: Uruguai, Argentina, Paraguai, Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana e Suriname, e com o Departamento Ultramarino Francês da Guiana, numa extensão da ordem de 16.886 quilômetros.
• Para tratar dos assuntos de limites internacionais, o Ministério das Relações Exteriores mantém na Secretaria de Estado (Brasília) a Divisão de Fronteiras (), que coordena as...
tracking img