Filosofar na infancia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (342 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA: FILOSOFAR NA INFÂNCIA

Para que haja uma melhor compreensão do tema em questão, será estudado o texto “Filosofia para crianças”, escrito por Renê José Trentin Silveira, no livroGlobalização, Pós- Modernidade e Educação, que tem como objetivo estimular o raciocínio da criança, a fim de que ela desenvolva essa racionalidade, ou seja, a capacidade de “pensar bem”, visando melhorar seudesempenho social e cognitivo.
A primeira referência bibliográfica que escolhemos para meu trabalho será usada apenas no capítulo dois do livro acima mencionado.
O texto foi escolhido com o propósito decontribuir para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, a fim de promover o pensamento reflexivo racional sobre determinados comportamentos e atitudes.
O autor do texto em evidência égraduado em filosofia e pedagogia; doutor em Filosofia e História da Educação pela UNICAMP; professor do Departamento de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP.
O autor temcomo referencial teórico o filósofo Matthew Lipman, que foi o pioneiro nos estudos e pesquisa sobre filosofia para crianças.
A segunda referência teórica está no livro A filosofia vai à escola doautor e filósofo Matthew Lipman.
Será estudado apenas o texto “Filosofia e criatividade”, pois faz referência a um comportamento filosófico criativo. Sendo este também, um comportamento artístico, ascrianças ao se comportarem filosoficamente poderá revelar sua criatividade.
Esse texto contribuirá para a composição do nosso trabalho no sentido de promover e aguçar atos criativos nas crianças paraque elas produzam obras de arte criativas, incentivando-as a fim de envolvê-las num comportamento filosófico-criativo.
O filósofo Matthew Lipman é graduado em filosofia pela Universidade de Stanford(Califórnia); obteve o título de doutor na Universidade de Columbia (Nova York); realizou estudos complementares de pós-graduação na Sorbonne (França).
Lipman tem como referencial teórico as...
tracking img