Factoring

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2187 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Piauiense – FAP
Administração Marketing / Turismo
6º Semestre
Disciplina: Legislação Comercial e Tributária
Profº.: Dan Mantesso Jordão

























Ariela Galeno
Edimar Trajano
Fernanda LeãoLarisse Galvão
Maria José
Rosiane Oliveira
Saul Moraes
Sebastião Bezerra
Suelma Fonseca








Parnaíba –PI
Outubro – 2007
Factoring ou Faturização


Factoring é uma atividade comercial, mista e atípica, que soma a prestação de serviços à compra de ativos financeiros, é uma prestação de assessoria mercadológica e creditícia, de seleção de riscos, de gestão de crédito, de acompanhamento de contas a receber e de outros serviços, conjugada com a aquisição de créditos de empresas resultantes desuas vendas mercantis ou de prestação de serviços, realizadas a prazo.
A operação de Factoring é um mecanismo de fomento mercantil que possibilita à empresa fomentada vender seus créditos, gerados por suas vendas à prazo, a uma empresa de Fatoring. O resultado disso é o recebimento imediato desses créditos futuros, o que aumenta seu poder de negociação, por exemplo, nas compras à vista dematéria-prima, pois a empresa não se descapitaliza.
O contrato de faturização ou Factoring, é aquele em que um comerciante (faturizado) cede a outro (faturizador), no todo ou em parte, os créditos de suas vendas mercantes a terceiros, mediante o pagamento de uma remuneração, consistente no desconto sobre os respectivos valores, ou seja, conforme o montante de tais créditos. É na realidade um contrato quese liga a missão e transferência de faturas. O Factoring apresenta-se como uma técnica financeira e de gestão comercial.
A Factoring também presta serviços à empresa – cliente, em outras áreas administrativas, deixando o empresário com mais tempo e recursos para produzir e vender.


Banco é diferente de Factoring


Esta forma de aquisição de ativos financeiros não se confunde com aoperação bancária, pois enquanto este pressupõe a cláusula por solvento, isto é, a empresa tomadora do empréstimo responde pela dívida se os títulos descontados não forem pagos, o Factoring estipula a cláusula pro soluto, pela qual o factor assume total responsabilidade quanto ao eventual no pagamento dos títulos. O facturing é um recurso adequado a pequenas e médias empresas, as quais, por não disporemde um mecanismo apropriado de crédito, são obrigadas a se submeter às condições nem sempre vantajosas da rede bancária.
Mesmo companhias de grande porte, em regime de concordata e sem crédito, encontraram no Factoring a reabilitação, um exemplo delas foi a Rolls-Royce, da Inglaterra.
Por definição e filosofia o Factoring não é uma atividade financeira. A empresa de Factoring não pode fazercaptação de recursos de terceiros, nem intermediar para emprestar estes recursos, como os bancos.
O Factoring não desconta títulos e não faz financiamentos. Como já foi escrito anteriormente o Factoring é uma atividade comercial pois conjuga a compra de direitos de créditos com a prestação de serviços. Para isso depende exclusivamente de recursos próprios.




Finalidades


A finalidadeprincipal da empresa de Factoring é o fomento mercantil. Fomentar, assessorar, ajudar o pequeno e médio empresário a solucionar seus problemas do dia a dia, são as finalidades básicas de uma Factoring.


Tipos de Factoring


a) Faturização Interna – as operações se realizam dentro do mesmo país;
b) Faturização Externa – as operações se realizam em países distintos;
c) Faturização no...
tracking img