Estudos de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2558 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Unip- Universidade Paulista – Campus Paulista
Turma: Gestão Financeira 4° semestre
Prof: Edmundo Valter Teixeira


Estudos de Caso
Fundamentos da Administração











1- A Tecno Componentes
Estevão Marques foi promovido a Gerente de Produção da Tecno Componentes. A empresa produz materiais eletricos e está perdendo mercado devido aos seus elevados custos industriais e áconsequente perda de competitividade.
Como Estevão poderia planejar seu trabalho?
Estevão deveria observar e mensurar toda linha de produção, afim de coletar dados que lhe forneçam uma “macro análise” da situação vivida pela empresa. Com esses dados ele será capaz de analisar a(s) causa(s) do elevado custo industrial.
Passada essa primeira etapa, Estevão deve propor um método capaz de racionalizara linha de produção, para reduzir custos e aumentar a eficiência e a produtividade.
2- A Desconfiança Gerencial
Dora Lopes sempre foi uma pessoa muito desconfiada e relutante. sua maior preocupação é que nenhum de seus funcionarios fique vadiando nos corredores da fábrica.
Quase sempre, Dora percorre as instalações para se certificar de que todos estejam trabalhando.
1. Você acha issocorreto?
Não.
2.Como ela deveria proceder ?
Dora deveria usar das ideias de Taylor da Administração Científica. Para que as normas sejam cumpridas os empregados devem ser cientificamente selecionados e colocados em seus postos com condições de trabalho adequadas e para que a produção normal seja cumprida os empregados devem ser treinados para aperfeiçoar suas aptidões. E ela, sendo a pessoa queadministra a fábrica deve criar uma atmosfera de íntima e cordial cooperação com os trabalhadores para garantir a permanência desse ambiente psicológico além de remunerar melhor aquele que produz mais.
Assim ela com confiança em seu novo método de administrar poderia se ocupar com os seus demais afazeres ao invés de ter que percorrer a fábrica toda.
3- A Tecno Componentes
O primeiro passo deEstevão Marques como gerente de produção da Tecno Componentes foi começar a analisar os tempos e movimentos das principais operações da fábricas. Queria definir tempos- padrão para poder planejar o trabalho: qual o tempo médio de produção para cada produto e ,consequentemente,saber quantos produtos poderia fabricar por hora,por dia, por semana,poo mês. Isso lhe proporcionaria uma ideia do custo da mão deobra por produto.
Como você poderia ajudar Estevão ?
Sugerindo que dividisse e subdividisse todos os movimentos necessários a execução de cada tarefa numa série ordenada de movimentos simples, eliminando os movimentos inúteis e simplificando os úteis. Dessa forma torna-se possível padronizar o método de trabalho.
Propondo, também, que cronometrasse o tempo médio para a execução de cadatarefa, o que permitiria a fixação de um tempo-padrão.
Padronizando o método de trabalho e o tempo destinado a sua execução, investindo em maquinas para auxiliar na execução de cada tarefa Estevão poderá ter uma idéia mais precisa da qualidade e dos custos da mão-de-obra por produto.
4- Produtividade da BMZ
João Salgado é gerente da fábrica de motores da BMZ.
Sua responsabilidade é manter a fábricafuncionando regularmente e com eficiência.
João não consegue alcançar os padrões alcançados por outras fabricas concorrentes, que atingem uma média de 10.000 motores anuais por empregado.
João pretende melhorar a produtividade, que não chega a alcançar 7.000 motores por ano por empregado.
O que fazer?
João Salgado deve primeiro analisar qual é o problema que seus empregados estão enfrentandopara então solucioná-lo.
Se o problema for o espaço físico inadequado, João deve organizar melhor este espaço afim de eliminar movimentos desnecessários e simplificar os movimentos necessários, além de dar um conforto maior a seus funcionários para assim evitar a fadiga e consequentemente a queda na produção.
Se o problema é a falta de especialização dos funcionários João deve dividir o...
tracking img