Os pioneiros da sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (885 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIOLOGIA
Os pioneiros da Sociologia
Augusto Comte (1798 – 1857 / Positivismo), Mentor e iniciador principal do positivismo, no século XIX. Apareceu como reação ao idealismo, opondo ao primado darazão, o primado da experiência sensível (e dos dados positivos). Propõe a idéia de uma ciência sem teologia ou metafísica, baseada apenas no mundo físico/material. A filosofia positiva ou positivismocorresponde a uma forma de entendimento do mundo, do homem e das coisas em geral: ele entende que os fenômenos da natureza acham-se submetidos a leis naturais, que a observação descobre, que aciência organiza e que a tecnologia permite aplicar, preferencialmente em benefício do ser humano. As leis naturais existem nas várias categorias de fenômenos, que Augusto Comte distinguiu em sete: háfenômenos matemáticos, astronômicos, físicos, químicos, biológicos, sociais e psicológicos.
Herbert Spencer (1820-1903 / Evolucionismo e Organicismo), Spencer, um dos pioneiros da sociologia, influiprofundamente no desenvolvimento da sociologia, não só na Inglaterra, como também, na França e nos EUA. Defende o evolucionismo. Para sustentá-lo, empregou um método comparativo, do qual foi um dospioneiros, bem como usou dados etnológicos. Utilizou dados da historia, da psicologia e da biologia. Desta ultima se serviu para desenvolver a sua teoria organicista. Estava convencido de que a sociologia deveproceder comparando grupos sociais históricos, de modo a descobrir o que tem em comum. Faz questão de salientar que a evolução social não depende da vontade humana. Tanto a evolução social, como oprogresso, são necessários, não dependendo do homem.
Le Play (1806-1882 / Pioneiro do Método Monográfico), Le Play tem o mérito de ter sido um dos primeiros a encarar o social dentro de uma perspectivacientífica. Fez escola e foi um dos construtores da metodologia sociológica. Tratando das ciências sociais, não formulou conclusões apressadas, pois reconhecidas que só depois da observação dos...
tracking img