Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1815 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO CENTRO UNIVERSITÁRIO CÂNDIDO RONDON
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
CICLO IV – PROXEMIA: O SER CRIANÇA E O SER ADOLESCENTE














PESQUISA TEÓRICO-PRÁTICOS: QUALIDADE SOB O OLHAR DA INTEGRALIDADE COMPLEXA











DANIELA DA SILVA

PROF:Ms GISELLE DANTAS SENA















CUIABÁ/MT
2011
CENTRO UNIVERSITÁRIO CÂNDIDORONDON
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
CICLOIV- PROXEMIA: O SER CRIANÇA E O SER ADOLESCENTE












PESQUISA TEÓRICO-PRÁTICOS: QUALIDADE SOB O OLHAR DA INTEGRALIDADE COMPLEXA






Trabalho de iniciação científica paraobtenção de aprovação do ciclo IV,
sob a orientação da Enf. Ms. Giselle
Dantas Sena do curso Bacharel emenfermagem



















CUIABÁ/MT
2011

RESUMO


O presente estudo de caso integraliza conhecimentos teórico-prático, visando abordar e descrever sobre a patologia do paciente, o cuidado do enfermeiro e a filosofia da práxis. A patologia apresentada pelo paciente pediátrico que segundo sua genitora, vinha apresentando alguns casos deamigdalite.Comparecendo a unidade de saúde Policlínica do Ribeirinho com edema de face e membros inferiores e com diagnóstico de Glomerulonefrite que é caracterizada por uma inflamação que ocorre nos glomérulos, tendo ocasiões freqüentes por glomerulonefrite pós- estreptocócica(GNPE), segue pela infecção do trato respiratório por estreptococo, em geral começa aproximadamente 1 a 3 semanas depois dessainfecção (KAHAN SCOTT 2002).
O enfermeiro tendo papel fundamental, ao adquirir conhecimentos a cerca das mesmas para intervir e prestar os devidos cuidados de enfermagem. A filosofia da práxis, que visa proporcionar indicadores do viver saudável, usando o trabalho como um instrumento de transformação, tendo o homem pluralista como executor e sua atividade humana originalizada social,englobando outros instrumentos a Educação e saúde, ou seja, educação aprimora e reproduz a força do trabalho, propiciando o aumento de suas técnicas e teorias, formando assim o trabalhador no cotidiano(GONÇALVES 2005).
Justifica-se este estudo de caso a importância de conhecer sua patologia de forma holística as possíveis causas que levaram o paciente ser acometido pela mesma, seguido pelo objetivode prestar os devidos cuidados de enfermagem, sob o olhar da integralidade complexa e usar a práxis de facilitadora nas intermediações do processo saúde-doença.




























1.CASO PROPRIAMENTE DITO








Manoelito Andrade, idade 10 anos, acompanhado de sua irmã Ana, que procurou a unidade de saúde porque seu irmão estavaapresentado edema de face, palidez, vômito há 4 dias, disúria e oligúria. O quadro clínico é de ITU? Com conduta médica pra realizar exames de hemograma e EAS , os mesmos coletados na unidade com protocolo de Urgência, receita de bactrin 7 dias e orientações. Manoelito mora no bairro da luz com mãe, pai,e 1 irmã, não possui saneamento básico no local, renda familiar de 3 salários mínimos, a família vive emuma casa de alvenaria com 4 cômodos. A mãe não acompanhou o filho na consulta somente a irmã, que demonstra-se preocupada com estado de saúde de Manoelito, relatou que ele é uma criança com cotidiano de atividades normais, estuda, brinca alimenta-se bem e que já tinha vindo a unidade há uns 15 dias com sua mãe com relatos de febre e dor de garganta teve como diagnóstico de amigdalite, levou...
tracking img