Estudante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (360 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
* Outro campo em que Wundt concentrou seu considerável talento tinha sido esboçado nas Contribuições em 1862: a criação de uma psicologia sócia.
* A psicologia cultural tinha que ver com ainvestigação dos vários estágios do desenvolvimento mental, manifestos na linguagem, na arte, nos mitos, nos costumes sociais, na lei e na moral.
* As funções mentais mais simples, como a sensação e apercepção, podem e têm de ser estudadas, acreditava Wundt.
* A experimentação científica é impossível quando se trata do estudo dos processos mentais superiores como a aprendizagem e a memória,por que elas são condicionadas por hábitos linguísticos e outros aspectos do treinamento cultural.
* O objeto de estudo era a consciência;
* Sua concepção de consciência foi que ela incluimuitas partes ou características distintas e pode ser estudada pelo método da análise ou redução.
* Wundt partilhava a opinião de John Stuart Mill, segundo a qual a consciência era mais ativa naorganização do seu próprio conteúdo.
* Devido ao destaque dado à capacidade auto-organizadora da mente ou consciência, Wundt denominava seu sistema voluntarismo;
* Voluntarismo é um termo quese refere ao poder que a vontade tem de organizar os conteúdos da mente em processos de pensamento de nível superior;
* Wundt não enfatizava os elementos em si, mas o processo de organizarativamente, ou sintetizar, esses elementos.
* Segundo Wundt, os psicólogos deveriam ocupar-se do estudo da experiência imediata, e não da mediata.
* A experiência mediata nos oferece informaçõesou conhecimentos sobre coisas que não os elementos da experiência em si. Por exemplo: Quando olhamos uma flor e dizemos: “ A flor é vermelha”, essa afirmação implica que o nosso interesse primordialé a flor, e não o fato de passarmos pela experiência do vermelho.
* A experiência imediata de olhar para a flor, contudo, não está no objeto em si, mas na experiência de uma coisa vermelha. A...
tracking img