Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (441 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo do caso – Cerâmica na fachada

O uso da cerâmica na fachada possui uma grande vantagem de sua utilização residindo principalmente nas características de durabilidade, facilidade de limpeza,além do aspecto estético. E o que é cerâmica ? Cerâmica é o conjunto de atividades destinadas a elaboração de toda espécie de objetos,como barros de qualquer classe ,decorados ou não. Utiliza-se apropriedade ,que possui argila, de se moldar facilmente no estado de barro cru, adquirindo dureza a medida que avança a sua secagem ou por efeito de cozedura.
Em geral são materiais duros e frágeis ,compouca tenacidade, muito baixa ductilidade e bons isolantes térmicos e elétricos. Possuem ,geralmente ,pontos de fusão relativamente altos e grande estabilidade química em muitos ambientes hostis. Abase dos produtos cerâmicos é a argila ,fundamentalmente silicatos de alumina ,muitas vezes associados a óxidos de ferro ,e constituída principalmente por filossilicatos.
Temos diversos tipos dematérias cerâmicos no caso estudo,temos a cerâmica ou materiais de revestimento que compreende todos os materiais usados na construção civil para revestimento de paredes ,pavimentos e bancadas tais comoazulejos,placas ou ladrilhos para piso e pastilhas.

No âmbito da patologia dos sistemas dos revestimentos cerâmicos ,alguns problemas mais frequentes em paramentos verticais são:
- Descolamento;-Fissuração
-Eflorescências;
-Aspecto visual;

Essas patologias acimar referidas são as que tem maiores consequências nos paramentos exteriores porque,salvo raras excepçoes ,são as provenientesdas maiores solicitações a que estes estão sujeitos. Estas são de origem climáticas, mecânicas ,o que obriga a maiores exigências no que diz respeito a escolha do material e ,sobretudo,na execução dosedifícios .

No nosso estudo de caso,estamos presente por Deslocamento.
Causas dos deslocamentos :
- Movimento da própria fachada
- Inexistência de uma camada homogênea reguladora da planeza...
tracking img