Empregabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4488 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ



Ana Clara da Silva Vieira, Laila Lomba Moraes e Roberta Clemente Lima











AS COMPETÊNCIAS EXIGIDAS E A EMPREGABILIDADE DO PROFISSIONAL DE ADMINISTRAÇÃO












Itajaí
2012

Ana Clara da Silva Vieira, Laila Lomba Moraes e Roberta Clemente Lima







AS COMPETÊNCIAS EXIGIDAS E A EMPREGABILIDADE DO PROFISSIONAL DEADMINISTRAÇÃO




















Itajaí
2012
RESUMO

O termo empregabilidade é atualmente utilizado para designar o nível de atuação de um profissional com relação às eventuais exigências do mercado de trabalho, como dito por Marras (1990). Magalhães (1997) diz que a nova dinâmica do mercado traz consigo a empregabilidade como um novo conceito para o perfil dotrabalhador, que deve possuir habilidades, conhecimentos e capacidades que vai muito além do necessário em sua área profissional, devendo ser um indivíduo polivalente. Desta forma, com o objetivo de analisar as competências exigidas que determinam a empregabilidade do profissional de administração, buscou-se levantar a atual ocupação destes egressos e verificar a influência do curso para os mesmos. Como método, utilizou-se estudo de caso e como instrumento de coleta a entrevista semiestruturada, pode-se constatar a atual ocupação e permanência do profissional de administração no mercado de trabalho. Sendo que, a analise irá ser baseada em métodos estatísticos, para absorver a significância dos dados e assim, obter resultados baseados na realidade social de cada indivíduo.
Palavras-Chave:administração, empregabilidade, egresso, competências.






















Sumário


1. INTRODUÇÃO 1

1.1 Objetivo Geral 2

1.2 Objetivos Específicos 2

1.3 Justificativa 2

2. REVISÃO TEÓRICA 3

2.1 A importância da empregabilidade 3

2.2 As competências essências 5

2.2.1 Características e relevância das competências essenciais 6

2.3Conhecimentos, habilidades e atitudes (C + H + A) 7

3. MÉTODO 9

1.2 População e amostra 10

1.3 Coleta de dados 10

1.4 Análise de dados 11

1.5 Cronograma de Atividades 11

1.6 Orçamento 12

4. REFERÊNCIAS 13


















1. INTRODUÇÃO

Nos dias atuais um diploma universitário não é mais garantia de emprego, as empresas buscamprofissionais completos, conscientes e principalmente capazes de adaptação às mudanças e dispostos a enfrentar novos desafios. Neste contexto é necessário que o profissional realize uma constante auto avaliação a fim de manter-se atualizado, atendendo às novas exigências que surgem no mercado de trabalho. É também necessário o estabelecimento de metas profissionais e pessoais o que demonstram a capacidade deplanejamento e mais provável excelência na execução de suas tarefas.
Além disso, as constantes mudanças no mercado de trabalho e no mundo dos negócios vêm causando transformações no perfil do novo profissional de sucesso. Segundo Sanches (s/d) os profissionais atuais precisam entender o contexto onde estão inseridos, além de entender seu papel e sua atuação. Sendo o mercado de trabalho de hojecada vez mais competitivo e as mudanças ocorrendo com maior frequência, desenvolver competências e habilidades permite o profissional ingressar e se manter ativo no mercado. Os avanços tecnológicos e a sociedade contemporânea convergem para uma nova visão voltada para a empregabilidade.
Nos dias de hoje o mercado busca por profissionais que possuam um vasto conhecimento sobre sua área deatuação, ou seja, profissionais generalistas, porém estes devem apresentar um diferencial competitivo, tornando-se também especialistas. Para isto, na visão de Werdesheim (2004) alguns fatores são primordiais, e devem ser destacados, como conhecer o mercado de trabalho onde está inserido, acompanhar o processo de globalização, atualizar-se a respeito das tecnologias de ponta úteis para modernização de...
tracking img