Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1255 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DE CASO

Nomes : Sandra Ambrosio RGM:259283
Cleide Alcântara RGM: 260443
Janaína de Oliveira RGM: 257869
RESUMO:
Este estudo tem como objetivo principal , analisar a falta de materiais pedagógicos nas escolas municipais de periferias em Mogi das Cruzes. Entendemos que este trabalho requer uma obsrvação à fundo, pois, é preciso vários dias para que seja feitouma análise dos fatos ocorridos e suas dificuldades, tanto no plano de aula, como na improvisação. Para que o trabalho pedagógico aconteça, é preciso que haja materiais necessários para que os professores possam efetuar suas aulas prazeirosamente e os alunos tenham interesse na atividade proposta.

Palavras-chaves: Escolas Municipais. Materiais Pedagógicos. Plano de Ensino.


Introdução:
AFALTA DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS NAS ESCOLAS

A falta de interesse pela educação em nosso país, partindo do governo e generalizada em relação aos materiais pedagógicos. Em Algumas escolas municipais de Mogi das Cruzes podemos constatar essa realidade, que acaba por empobrecer a educação das nossas crianças, e deixando nossos professores com uma total impotência.
Na escola Municipal, de EnsinoFundamental I, “Antonio Quinhonês, escola de periferia, são usadas algumas tendas para darem aulas mas, não há lousas para que os professores possam fazer um trabalho de escrita excelente, prejudicando e atrasando a construção da alfabetização.
Imprimir um trabalho para as crianças é algo que dependa da sorte e de paciência, pois existe uma única impressora, que quase sempre está quebrada,prejudicando o plano de aula.
Muitas vezes os professores acabam improvisando para dar continuidade mas, seus conhecimentos não são acompanhados pela estrutura pedagógica da escola que é muito pobre em questões pedagógicas e tecnológicas.
Esta escola apresenta materiais muito antigos, como vídeo cassete, com uso de fitas UHF, que não encontramos mais ns dias de hoje, porque usamosaparelhos de DVD, e com isso o ensino fica defasado, com fitas antigas de filmes e musicas repetitivas e cansativas sem nenhum objetivo, nem criatividade.
Apresenta também esta escola, poucos brinquedos e jogos, que são tão importante na pedagogia, para envolve-los com interatividade e socialização, trabalhar com com lógica, aprender regras e estratégias.
Com isso, a educação vai ficandoabalada, atrasando a evolução do desenvolvimento da criança e prejudicando o trabalhode nossos professores que tanto querem lecionar e repassar tudo aquilo que aprendeu.
E importante a reflexão sobre materiais pedagógicos a partir das tecnologias de informação e comunicação do Ensino Fundamental. Refletir o por quê de tal uso de material é um trabalho que deve ser considerado como um recursoauxiliar na pratica pedagógica.
E de extrema importância que o professor se atualize para ter conhecimento sobre as tecnologias e seus métodos de uso.
As atividades lúdicas é um conhecimento transformador, significativo, criativo e inteligente para a aprendizagem.
Hoje os alunos trazem muitos conhecimentos consigo e, isso e uma estratégia excelente para o professor poder aproveitar parafazer o seu plano de aula e saber o material que irá usar, explorando o conhecimento desses alunos.
As utilizações das TICs, no processo de ensino-aprendizagem a serviço dos currículos e em contexto de sala de aula é um tema muito interessante para ser discutido fazendo a integração dos alunos com novas tecnologias.
A mediação com o mundo infantil não pode ser somente com palavras, temque ser articulada com a arte de desenhar, pintar, recortar, encenar, tatear, contar histórias, cantar, dançar, assistir, sentir com todos os sentidos, conforme diz a Professora que dá aulas no Centro de Educação Arco-Íris, formada em pedagogia, com especialização em Educação Ambiental. Segundo Adenir, os recursos didáticos são alimentos para a pedagogia infantil.
Para que aconteça essa...
tracking img