Resumo simbolismo e romantismo, principais autores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (499 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Romantismo
Em Portugal o Romantismo foi trago por Almeida Garrett, que, fora exilado na Inglaterra, conhece Shakespeare com suas obras românticas que levavam à morte. Assim, publica o poema Camões,que, abre caminho para o estilo romântico português, junto com Alexandre Herculano são responsáveis pela Primeira Geração do Romantismo em Portugal. Esta que tem como características o Neoclassicismo,Nacionalismo e o Medievalismo. As obras tinham temáticas voltadas para triunfos medievais e amor.
No Brasil a corrente chega com Gonçalves de Magalhães com o poema Suspiros Poéticos e Saudades e temseu auge com Gonçalves Dias com ‘A Canção do Exílio’. Esse período tem como características poemas narrando a Pátria, mostrando o índio como único e verdadeiro brasileiro. As obras dessa primeirageração tinham como característica a religiosidade, herdada dos portugueses.
Tanto no Brasil como em Portugal a segunda fase do Romantismo é marcada pelo exagero, o pessimismo e o culto a morte. NoBrasil, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Junqueira Freire são os principais autores conhecidos por sofrer do “mal do século” onde o medo de amar e o amor não correspondido levavam a morte. Já emPortugal o principal autor fora Camilo Castelo Branco.
A Terceira geração do Romantismo trás tendências pré-realistas no Brasil e em Portugal também, porém, lá, somente a prosa influencia, com JúlioDiniz. No Brasil, Castro Alves é o “Poeta dos Escravos”, trás para seus poemas, a vida sofrida dos africanos que eram traficados para o Brasil. O Amor agora é mais sensual, característica do realismo.O Romance Urbano narra a vida burguesa do Rio de janeiro, A moreninha de Joaquim Manuel de Macedo como primeiro romance brasileiro é marca deste momento. José de Alencar lança a série “perfisfemininos” com: Senhora, Diva e Lucíola, trazendo, já nestas obras, críticas realistas sobre a sociedade.
__________________________________________________________________________
Simbolismo
Em...
tracking img