Xdebug

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (789 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Xdebug: Uma Ferramenta de Depuração
Caroline Waschburger e Miguel Ecar

Resumo: Visando a prevenção e tratamento de erros e exceções, hoje se encontram disponíveis diversas ferramentas queauxiliam em um processo conhecido como depuração. Neste artigo iremos abordar temas relacionados à depuração (debugging), linguagem de programação PHP, e ferramentas que auxiliam a depuração nestalinguagem, especificamente uma ferramenta chamada Xdebug.
Palavras chave: Xdebug; PHP; depuração.

1. Introdução
A maior dificuldade no processo de criação de software é talvez a prevenção de erros,falhas ou exceções. Com o objetivo de antecipar esse tipo de situação e com isso garantir um melhor desempenho do software que teve inicio investimentos em ferramentas de depuração, que é um processo deencontrar e reduzir esses tipos de erros em um software.

2. A linguagem de programação PHP.
A linguagem de programação PHP permite criar paginas da WEB de forma dinâmica, que interagem com ousuário através de formulários, parâmetros de URL, e links. Tem como umas das principais características o fato de entregar ao usuário um HTML puro, o usuário não recebe nenhuma parte do código em PHP, oque é muito significativo quando se esta lidando com criptografia, senhas, autenticação de usuário, ou algum outro tipo de informação sigilosa.

3. O Xdebug.
O Xdebug é uma Ferramenta auxiliar dalinguagem PHP, que dentre as suas funcionalidades, oferece recursos de debug, profiling, e trace. Utilizamos Xdebug 2.0, para a versão do PHP 5.2, juntamente com o Wamp Server, que proporciona umambiente conjunto de Apache, MySQL e PHP. Assim que instalado, o Xdebug deve ser copiado para o diretório wamp\php\php5.2.5\ext.
Para configurar, primeiramente edita-se arquivo “php.ini” acrescentado alinha:
Zend_extension_ts=”<caminho_do_Wamp Server>Bin\php\php5.2.5\ext\php_xdebug-2.0.3-5.2.5.dll”
Reinicia-se o Wamp Server e como teste digita-se localhost\phpinfo.php no navegador web....
tracking img