Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5296 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
APS- Estudo de caso
A Empresa
A Auto viação Urubupungá é uma empresa prestadora de serviços, de transporte urbano de passageiros. Fundado em 1966 e dirigidos pelo atual grupo acionista 1973,época em que já operava cinco linhas na região da Lapa e Osasco.
A crise do petróleo nos anos 70 proporcionou oportunidade para a empresa tornar-se a primeira do mundo a circular com ônibus movidos aálcool, fato que virou notícia em vários países.
Na década de 80, acompanhando o crescimento da região metropolitana de São Paulo, a Urubupungá, passou a se torna uma empresa de grande porte. Colocou em operação dezenas de novas linhas e centenas de novos ônibus, interligado com maior rapidez da casa ao trabalho de milhares de pessoas. Para sustentar adequadamente esse aumento de oferta de transporte,a sede da Urubupungá, na Avenida Presidente Médici, em Osasco, também cresceu para os atuais 66.438m².
Outra consequência da demanda crescente por transporte foi o desenvolvimento de um novo negócio em 1986,voltado exclusivamente para o fretamento; a Urubupungá transportes e turismo, que hoje possui frota de mais de 250 veículos e ultrapassa um milhão de quilômetros rodados mensalmente emviagens contratadas por seus clientes.
A criação do programa Urubupungá da qualidade, nos anos 90, foi um passo fundamental para a transformação da Urubupungá em uma empresa que hoje é referência no setor. A partir da definição do lema “ gente transportando gente” nossos funcionários se tornaram colaboradores e nossos passageiros passaram a ser tratados como clientes.
A década marcou também aconsolidação do grupo empresarial formado pela auto-viação Urubupungá, viação Santa Brígida, viação cidade de Caieiras e Urubupungá transporte e turismo, que atuam no setor noroeste da grande São Paulo. E um conjunto oferecem a possibilidade de seus clientes se deslocarem, com qualidade e segurança, para qualquer ponto desta região.
Já os avanços tecnológicos foram marcantes no ano de 2000. O sistemade bilhetagem eletrônica substituiu os passes de papel por cartões magnéticos, com ganhos substanciais para os clientes. Os veículos foram readequados, proporcionando inclusão aos portadores de necessidades especiais. Além disso a empresa conquistou um alto graus de tecnologia e informatização, computadores interligados e sistemas corporativos de controle das atividades.
Atualmente, a Urubupungáopera mais de 60 linhas divididas entre municipais, intermunicipais e seletivas que atendem a população dos municípios de Cajamar, Santana de Paraíba, Osasco, e interligando-os com a capital, Barueri, Diadema, São Bernardo do campo e Guarulhos. E juntamente com outras sete empresas da região, constitui o consórcio Anhanguera. Responsável pelo transporte intermunicipal metropolitano nas regiõesoeste e noroeste da grande São Paulo.
Os principais recursos
Ônibus : A designação dos veículos automóveis de transportes de passageiros varia de país para país e mesmo de região para região. Várias das designações têm origem em significado “ para todos” em.
Bilhete Eletrônico: Em Novembro de 1998, o primeiro sistema de bilhetagem eletrônica foi implantado em Recife pela empresa mineira Tacom,sendo então uma das cidades pioneiras em bilhetagem eletrônica no Brasil. O contrato do serviço foi assinado por 10 anos e nesse tempo apenas estudantes e trabalhadores de médias e grandes empresas, tinham acesso aos antigos “Passe Fácil” (estudante) e “ Bilhete Eletrônico”( trabalhador), que utilizavam exclusivamente a tecnologia de chips com contato.Com o passar do tempo á tecnologia utilizada emRecife se tornou uma obsoleta e bastante onerosa, pois todos os hardwares(validadores e pontos de venda) dessa tecnologia eram alugados. Em 2008 devido ao atraso na licitação para o novo período de concessão do serviço, o contrato da Tacom foi renovado por um ano. Em 2009 a empresa APB Prodata Brasil venceu a licitação do novo modelo de bilhetagem eletrônica e assim iniciou-se o processo para...
tracking img