Ficha de leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1448 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ficha de Leitura

Nome do autor: Jodi Picoult
Título: Frágil
Editor: Civilização Editora
Local e data: Barcelos, novembro de 2009

Biografia/Informações sobre o autor:
Jodi Picoult nasceu e cresceu em Long Island.
Estudou Inglês e escrita criativa na Universidade de Princeton e publicou dois contos na revista Seventeen (enquanto ainda era estudante). O seu espírito realista e anecessidade de pagar a renda levaram-na a ter uma série de empregos diferentes depois de se formar. Trabalhou numa correctora, foi copywriter numa agência de publicidade, trabalhou numa editora e foi professora de inglês. Aos 38 anos é autora de onze best sellers e em 2003 foi galardoada com o New England Bookseller Award for Fiction.
Atualmente, vive em New Hampshire com o marido e os trêsfilhos.

Em Portugal já foram publicados os seguintes livros:
- Para a Minha Irmã;
- Memórias Esquecidas;
- O Décimo Circulo;
- Tudo Por Amor;
- Dezanove Minutos;
- Uma Questão de Fé;
- Em Troca de um Coração;
- O Pacto;
- Frágil.

Síntese da obra: Tal como Piper Rice, Charlotte tinham uma filha, Amelia, que praticava patinagem artística. As duas meninas eram as melhoresamigas, onde nos treinos andavam sempre juntas. Um dia, na pista de gelo, Piper e Charlotte quando estavam a vestir as suas filhotas, conheceram-se. A partir desse dia as mães tornaram-se grandes e inseparáveis amigas, ao ponto de Charlotte apresentar Sean, o seu marido, a Piper.
Mas, Charlotte voltou a engravidar, e foi, desde o inicio da gravidez, acompanhada pela sua amiga Piper que eramédia obstetra. Numa fase inicial da gravidez de Charlotte não fora diagnosticado qualquer tipo de problema com o bebé, até que chegou o dia em que, através de uma ecografia, reparou-se que algo de mal se passava com o bebé. Charlotte iria dar á luz um bebé que tinha uma doença genética grave: Osteogénese Imperfeita. Esta doença, explicou Piper, ocorre nos ossos, que não têm maneira de cicatrizar,devido à falta de colagénio. Assim, os ossos ficam demasiado frágeis e anormalmente quebradiços. Qualquer queda ou escorregadela pode partir um osso, tendo que ficar seis meses com gesso.
Após o seu nascimento da bebé, Willow, foi com muito sofrimento que os pais e família viram múltiplas fracturas num corpo tão pequeno. Mas, conformados com o seu destino amaram a filha da mesma formaindependentemente de saberem que a mesma iria ter uma vida de dor e incapacidade devido à sua doença.
Passados três anos, a vida de Willow apesar da doença e dos cuidados médicos que recebia, era condicionada, não podia fazer o que muitas crianças da sua idade faziam e olhava com tristeza e inveja para a vida da sua irmã, Amelia, que não era portadora de qualquer tipo de doença ou fragilidade.Face às necessidades de Willow, e após os três anos de tratamentos, a família enfrenta graves problemas financeiros. Charlotte sente-se triste por não conseguir comprar uma nova cadeira de rodas para a filha nem pagar os tratamentos que auxiliam na melhora de qualidade de vida da filha muito amada de desejada.
A família sofreu muitos transtornos devido à falta de poder de compra, atéque, o casal, Sean e Charlotte, conheceram Marin, uma advogada que estava pronta a ajudá-los a processarem todos os responsáveis por todos os inconvenientes causados. Para Marin a prespectiva do caso é Negligência Médica no Diagnóstico Pré-Natal. Assim deveria processar e pedir uma indemnização à obstetra que acompanhou Charlotte durante a gravidez por não ter diagnosticado a doença de Willow na faseinicial, quando ainda era possível ter a opção de escolha entre abortar ou condenar a filha a uma vida de dor, incapacidade e dependência.
Uma indemnização poderia assegurar o futuro de Willow, mas para que isso acontece-se a mamã teria de processar a sua melhor amiga e declarar, em tribunal, que preferia que a sua menina não tivesse nascido. Sean não conseguia nem queria sequer ouvir...
tracking img