Modelagem rotacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Objetivo

A Moldagem Rotacional é um processo de transformação de polímeros termoplásticos utilizado para a fabricação de peças ocas. Trata-se de um processo simples, que não necessita de contramolde ou pressurização, o que reduz sensivelmente os altos custos envolvidos de processamento (característicos dos demais processos de produção de polímeros). Este trabalho visa apresentar umlevantamento sobre a história deste processo, suas vantagens, desvantagens e possibilidades de fabricação.

Introdução

A rotomoldagem, também chamada de moldagem rotacional ou fundição rotacional, é um processo de transformação de termoplásticos adequado à manufatura de uma vasta gama de artigos ocos, vazados ou abertos. Do ponto de vista do processo, obtêm-se peças de caracteristicas próprias a somenteeste processo como peças completamente herméticas e ocas ou de enormes proporções como tanques ou silos de mais de 25.000 lts de capacidade.

Como o próprio nome faz analogia, pela rotação de um molde obtêm-se peças ou produtos seriados.

A primeira utilização da moldagem rotacional, que se tem notícia, data do ano 1600, na Suíça. Com o desenvolvimento do cacau, passou-se a utilizar esteprocesso para a formação de objetos ocos, os ovos de chocolate.

Em 1855, o britânico R. Peters registrou o primeiro uso de uma máquina térmica biaxial (antes mesmo da existência dos plásticos). Essa máquina de moldagem rotacional foi utilizada para criar peças bélicas confeccionadas em material metálico e embarcações ocas.

Máquinas de rotomoldagem foram exploradas em vários países da Europa,até que, no ano de 1920, em Paris, R.J. Powell submeteu gesso à rotomoldagem e foi a partir deste e de semelhantes métodos que se desenvolveu a rotomoldagem de polímeros, como conhecemos hoje em dia.

Os polímeros foram introduzidos oficialmente à rotomoldagem em 1950 tendo sua primeira aplicação em cabeças de bonecas de brinquedo em uma máquina movida por um motor elétrico externo e aquecimentoa gás. O molde foi construído de uma liga de cobre e níquel e o polímero utilizado, PVC Plastisol. O resfriamento era feito com água.

A popularidade e a procura pelo processo foram crescentes, o que possibilitou a criação de máquinas de rotomoldagem de grande porte e com variados sistemas de aquecimento.



1.1 Rotomoldagem: o que é?
O próprio nome ‘Rotomoldagem‘ já nos fornece umaideia do que se trata. Também conhecido por Moldagem Rotacional ou Fundição Rotacional, o processo se dá por meio do aquecimento de materiais poliméricos no qual a fusão e a transformação de uma determinada peça acontecem pela ação conjunta de temperatura e rotação – do ponto de vista processual não há limites quanto às dimensões dessas peças.

Figura 01: Processo de moldagem rotacional. Fonte:www.brasita.com.br

É um processo altamente versátil que possibilita uma vasta gama de produção a partir da transformação de termoplásticos. Por meio dele é possível idealizar e viabilizar os mais variados projetos para demandas, preferências e necessidades com as vantagens da personalização e do baixo custo.
1.2 Processos de produção
O processo de moldagem rotacional é composto por quatrofases distintas:
1. Carregamento: Uma quantidade conhecida de material micronizado é adicionada no molde de rotomoldagem. Geralmente a pesagem do pó e a alimentação ocorrem manualmente. Após a alimentação, o molde é fechado com auxílio de grampos ou parafusos, seguindo-se para próxima etapa.
2. Aquecimento do molde: Após o carregamento e o fechamento do molde, o mesmo é conduzido para um fornoiniciando o movimento de rotação biaxial. O efeito sinérgico entre calor recebido do forno e a movimentação biaxial resulta em um aquecimento uniforme do material no interior do molde. No início do processo o material, em forma de pó, não está aderido à superfície do molde. Quando no interior do molde é atingida a temperatura de amolecimento do polímero, o mesmo começa a aderir à superfície do...
tracking img