Estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SINOPSE DO CASE: Métodos de determinação dos parâmetros de transmissão de calor sobre o telhado da UNDB como princípio básico para avaliar as condições de conforto térmico da instituição¹
Magayve Dos Santos Lima²
Samuel Filgueiras Rodrigues³

1 INTRODUÇÃO
O planeta terra estar em constante movimento, e essa dinâmica influencia diretamente em alguns lugares da terra. Os movimentos deSolstícios e Equinócios são fenômenos que possui uma atuação direta, principalmente em cidades localizadas entre os trópicos do planeta [1]. São Luís capital do Maranhão é uma cidade que se encontra localizada entre esses trópicos, por isso, há uma incidência de raios quase que constantes, devido aos Equinócios, tendo apenas uma ínfima variação de temperatura, com os Solstícios. Porém o suficiente pratonar o clima ludovicense caracterizado como Tropical e Úmido.
São Luís é uma cidade litorânea, por isso possui uma influência maior das massas líquidas. Como os oceanos possuem a propriedade de reter o calor fornecido pelo sol, a ilha fica submetida a baixas amplitudes térmicas, ou seja, a cidade estar sob influência da maritimidade do oceano Atlântico [2]. A ilha sofre uma maior incidência de raiossolares entre os meses de julho a dezembro, o que resulta no desconforto da população. Enquanto que, de janeiro a junho a cidade se encontra em seu período chuvoso.
A Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, é uma Faculdade localizada na cidade. Em consequência disso, no período de julho a dezembro, a Instituição utiliza com maior intensidade seus aparelhos de ar condicionado, para amenizar odesconforto térmico no ambiente. Logo, há um aumento nos gastos da empresa afetando diretamente no balanço anual de despesas. Diante dessas ideias, a empresa Sonic Construction Corporation desenvolveu algumas soluções cabíveis para sanar os problemas relatados a cima.
Deparando-me com a competência de nossa empresa, eu como gestor, Magayve dos Santos Lima, da Sonic Construction Corporation, venhoatravés da oportunidade celebrar resoluções limitadas aos cálculos aplicados com os conhecimentos de transferência de calor na termologia com o intuito de amenizar as despesas da instituição.
____________________
1. Case apresentada à disciplina Física II, da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco-UNDB.
2. Aluno do 3º Período, do Curso de Engenharia Civil, da UNDB.
3. Professor, orientador.
2OBJETIVO

Compreender e ensinar aos alunos do curso de Engenharia Civil da UNB a determinação do fluxo de calor a partir de pesquisas em campo. Os alunos devem possuí conhecimentos prévios para reconhecer a presença do coeficiente de condutibilidade térmica de um dado material. Juntamente a isso, terá como base pesquisas e estimativas capazes de ajudar a solucionar o problema proposto. Emconsequência disso, estarão aptos para identificar as variáveis envolvidas durante todo o processo construtivo desde case.
3 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO

3.1 PROCESSO DE AQUECIMENTO INTERNO DA UNDB

Estudos demonstram que mais de 80% do calor entra nas construções pelo telhado [3]. Isso acontece o mesmo na UNDB, o telhado da instituição aquece paulatinamente e chega á uma temperatura variando de 50ºC a 80ºC,isso considerando dias nublados e ensolarados. Com isso, o telhado por estar aquecido passa a transmitir calor para a parte interna da edificação por um processo de transmissão de calor, denominado de radiação. A radiação interna são ondas invisíveis assim como as ondas de microondas ou até mesmo de um rádio, porém ondas aquecidas. A pesar de serem ondas consideradas inofensivas, neste caso,atravessam quase todos os materiais e vão aquecendo o interior da casa e seus ocupantes.
É de suma importância explanar, que as lajes de concretos são estruturas que possui um grau de retenção muito alto de calor. Com isso, mesmo nos fins da tarde ou à noite quando a incidência de raios solares vão diminuindo, as lajes dissipam calor, quando na verdade já deveria estar frescas, o que aumenta a...
tracking img