Historia da radiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1316 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Historia da radiologia
A Radiologia corresponde à área da medicina que utiliza raios-x, isótopos radioativos e radiações ionizantes para a realização de diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças.
Os raios-x foram descobertos pelo físico alemão Wilhelm Konrad Roentgen (1845-1923) em 8 de novembro de 1895, sendo que esta descoberta lhe valeu o Prêmio Nobel de Física em 1901. O impacto de seutrabalho foi tão grande à época que após 12 meses da publicação de seu trabalho na revista Nature (1896) surgiram mais de 1000 trabalhos discorrendo sobre os raios-X. O primeiro raio X do corpo humano foi obtido por Roentgen, uma radiografia da mão de sua esposa, Anna Bertha Ludwig. O cientista alemão estava dando início ao desenvolvimento de um fantástico método diagnóstico não invasivo que semantém como fundamental até os dias de hoje.
Wilhelm Konrad Roentgen nasceu em 27 de março de 1845, em Lennop, uma pequena cidade da Renânia da Alemanha. Seu pai era um rico comerciante de tecidos, sua mãe era uma senhora holandesa nascida em Appledoorn, na Holanda. Durante seus anos de infância Wilhelm já tinha uma paixão por experiências, mas acima de tudo o que ele amava a natureza. Na escolaele não foi muito bem sucedido, não tanto por causa de seu desempenho, mas por causa de seu comportamento. Ele teve problemas com seus professores, que resista à autoridade, que finalmente levou à sua demissão. Wilhelm terminou seus anos de escola, sem qualquer certificado. Porque ele queria seguir uma carreira acadêmica, ele teve que encontrar outra maneira de alcançar seu objetivo. Um amigosugeriu o recém-criado Instituto Poli-técnico, em Zurique, na Suíça. Lá, ele aplicou-se e facilmente se formou em engenharia mecânica. Ele não sabia o que ele queria fazer com este grau, então, por algum tempo, ele não fez nada. Ele embriagaram com seus amigos. Foi durante essa época que ele conheceu Anna Berthe Ludwig, que mais tarde se tornou sua esposa.
Ele decidiu continuar com a pós-graduação,com o incentivo do Dr. agosto Kuntz. Ao estudar duro e se concentrar na tarefa em mãos, ele foi capaz de obter um doutorado em física com uma tese sobre gases. Quando o Dr. Kuntz aceitou uma posição na Universidade de Wuerzburg, na Alemanha, ele persuadiu Dr. Roentgen para ir com ele. Em Wuerzburg ele não conseguia encontrar trabalho, por isso ele tentou a sorte em duas outras cidades.Eventualmente, o Instituto de Física da Universidade de Wuerzburg lhe ofereceu a cadeira cobiçado professoral, que ele aceitou, e em 1888 foi eleito Professor Roentgen Chanceler da Universidade. Ele ensinou durante o dia e passava muitas noites experimentando em seu laboratório.
Na noite de 8 de novembro de 1895, ao experimentar com o fluxo de corrente elétrica, utilizando um condutor de ignição, ele geroualtas tensões em um tubo de vidro parcialmente evacuado. O tubo começou a brilhar. Ele notou que os cristais de bário platino cianeto espalhados sobre a mesa começou a emitir luz quando o tubo brilhava. Um investigador experiente, ele sabia que estava no caminho certo.Outros testes mostraram que o papel, a madeira, alumínio e alguns outros materiais eram transparentes a estes raios estranhos. Mesmoa uma distância de 2 metros os raios foram ainda a penetração de uma porta de madeira. O professor percebeu que ele estava lidando com invisíveis eletro-magnéticos raios, que sob certas condições, poderiam estimular certos materiais para fluorescência. Ele expôs tudo o que ele conseguia pensar a estes raios novos estranhos, entre eles sua caixa de peso, uma bobina de fio em uma caixa e diversosmateriais. Ele trabalhou como um homem possuído e ele ainda dormia em seu laboratório. Descobriu que vidro de chumbo é permeável à luz, mas não a estes raios, ao passo que a madeira parou a luz, mas os raios passa através dele. Então, seus pensamentos se voltaram para os ossos. Os ossos pareciam examinar os tecidos circundantes. Esta descoberta monumental capacitou o homem a olhar para dentro do...
tracking img