Taxonomia com exercicios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3723 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Noções de Taxonomia
Publicado em 12/02/2011 | Deixe um comentário

1.     A CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS
Os seres vivos são classificados por meio de critérios pre estabelecidos, isto é, usamos regras de classificação[1] de acordo com a necessidade e com o sistema de classificação adotado.
A área da Biologia que estuda a classificação dos seres vivos é denominada taxonomia.
Nas ciências,a classificação dos objetos, elementos químicos e dos seres vivos é feita para facilitar o estudo das diversas áreas do conhecimento, como a Biologia, a Química, a Física, entre outras.
No estudo dos seres vivos, notamos uma enorme biodiversidade, diferentes formas de vida com diferentes hábitats e complexos mecanismos de adaptações[2] aos ecossistemas[3] de nossa biosfera[4].
Ao longo dahistória da classificação dos seres vivos, os critérios e os sistemas de classificação adotados sempre estiveram vinculados ao conhecimento disponível sobre as diferentes espécies[5] em diferentes épocas.
É evidente a dependência que sempre ocorreu entre a elaboração de critérios de classificação e o conhecimento da morfologia, da anatomia, da fisiologia, bioquímica, desenvolvimento embrionário easpectos evolutivos que caracterizam as diferentes espécies.
A história dos sistemas de classificação biológica acompanhou a evolução da construção dos microscópios[6] ao longo do tempo.
O conhecimento da organização microscópica das células trouxe subsídios para elaboração de diferentes sistemas de classificação.
Somente com o microscópio é que os cientistas puderam definir a célula, conhecer suaorganização procariótica e eucariótica,  a organização das células  em  tecidos, diferenciar célula animal de vegetal, conhecer as organelas citoplasmáticas e assim por diante. Assim, os sistemas de classificação dos seres vivos, desde a época de Aristóteles[7] até os dias de hoje, sofreram muitas mudanças, o que caracteriza a taxonomia como uma ciência muito dinâmica no campo das ciênciasbiológicas.

[1] Regras de Classificação. Regras que são preestabelecidas para descrever uma espécie num sistema de classificação: cada espécie recebe um nome científico, num sistema binomial, de acordo com essa regras. 
[2] Adaptações. Adaptação-Capacidade de sobrevivência de uma espécie a determinadas condições ambientais. A capacidade de sobrevivência está relacionada às características biológicaspresentes na espécie.
[3] Ecossistemas. Nível de organização em ecologia que relaciona o ambiente físico e a comunidade biológica (seres vivos) que nele vivem.
[4] Biosfera. É o planeta Terra, é o conjunto de todos os ecossistemas terrestres.
[5] Espécies. Espécie-Unidade do sistema de classificação biológica É o conjunto de organismos com características semelhantes, intercruzáveis que podemdeixar descendentes férteis.
[6] Microscópios. Aparelho que permite a observação de microorganismos ou células de dimensões muito reduzidas. 
[7] Aristóteles. Filósofo grego que viveu de 384 a 322 a.C. e classificou os animais em dois grandes grupos: animais com sangue e animais sem sangue.
A primeira tentativa de classificação foi feita pelo filósofo grego Aristóteles (384 – 322 a.C.), consideradoo “pai da zoologia”, que indicou como os animais poderiam ser agrupados de acordo com suas características. Seus trabalhos serviram de base para uma classificação que dividia os animais conhecidos como vertebrados, ou animais de sangue vermelho, e invertebrados, ou animais sem sangue vermelho, e foram utilizados por cerca de 2 000 anos.
Na metade do século XVII, o inglês John Ray (1627-1705)tentou catalogar e dispor sistematicamente todos os organismos do mundo. Foi também o primeiro a usar o termo espécie para designar um certo tipo de organismo.
Os sistemas de classificação utilizados até o começo do século XVIII tinham algo em comum: eram apoiados em um número extremamente limitado de características dos organismos que estavam sendo analisados. Assim, por exemplo, surgiu uma...
tracking img