Historia da radiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (702 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTORIA DA RADIOLOGIA

1. Como e quem descobriu a radiação ionizante?
R: Em 8 de novembro de 1895, Wilhelm Konrad Roentgen descobre a existência e a produção da radiação X quando, naUniversidade de Wüzbug, na Alemanha ao repetir o experimento de outro cientista, Philipp Lenard, observou que os raios catódicos que escapavam de um tubo com vácuo por uma estreita janela de alumínio,produziam uma luminescência em sais fluorescentes e um escurecimento em chapas fotográficas.
2. Quais as causas do uso descontrolado da radiação ionizante? Quem foram os descobridores que morreram pelaexposição excessiva?
R: No ser humano a exposição continua aos raios X podem causar vermelhidão da pele, queimaduras por raios X ou em casos mais graves de exposição, mutações do DNA, morte dascélulas e/ou leucemia.
3. Como era o aparelho de raios-X?
R: O aparelho era rudimentar, com bobinas de Rhumkorff de 70 cm cada uma e tubos tipo Crookes.
4. Como surgiram os primeiros tomógrafos?R: Foi na década de 60 que surgiram os primeiros tomógrafos. Em 1961, o neurólogo William H. Oldendorf construiu o primeiro protótipo de tomógrafo. Utilizando uma fonte radioativa de iodo e umdetetor cintilador, Oldendorf reconstruiu, pelo método da retroprojeção, a imagem de um phantom feito de pregos.
5. Em que ano e quem regulamentou a profissão do técnico em radiologia?
R: Lei nº7.394, de 29 de outubro de 1985.

PSICOLOGIA APLICADA À RADIOLOGIA

1. Como surgiu a psicologia?
R: No ano de 1879, acontece o nascimento da Psicologia enquanto ciência, quando Wilhelm Wundt(1832-1920), influenciado pelo ponto de vista dos filósofos empiristas, criou o primeiro laboratório de Psicologia na Universidade de Leipzig, Alemanha, investigando principalmente os processos depercepção humana sobre as sensações recebidas do meio.
2. Qual a importância da psicologia para a área da radiologia?
R: A importancia da psicologia para o tecnólogo em radiologia, tem a ver com a...
tracking img