Historia da radiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1562 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO RADIÔNICA DE ENSINO INSTITUTO GUILHERME MAGARÃO

HISTÓRIA DA RADIOLOGIA NO BRASIL

GLAUCILENE PEREIRA BARROSO SIMONE MARIA DE ARAUJO BARBARA MENEZES MILENA MARTINS CAVALCANTI MONIQUE MARTINS CAVALCANTI

ARRAIAL DO CABO/RJ 2011

GLAUCILENE PEREIRA BARROSO SIMONE MARIA DE ARAUJO BARBARA MENEZES MILENA MARTINS CAVALCANTI MONIQUE MARTINS CAVALCANTI

HISTORIA DA RADIOLOGIA NOBRASIL

Trabalho apresentado ao Professor Thiago Pessanha da disciplina História da Radiologia, da turma noturna, do curso de Radiologia e Diagnóstico. Técnico de

ARRAIAL DO CABO/RJ 2011

SUMÁRIO 1 2 3 4 5 Apresentação Introdução Desenvolvimento Conclusão Referências Bibliográficas 4 5 10 11

INTRODUÇÃO
Neste trabalho, iremos conhecer a origem da Radiologia no Brasil. Onde se deu talacontecimento, como foram feitas as primeiras radiografias no país. Vamos conhecer um pouco mais sobre a trajetória de tal ciência, sua importância no meio da medicina e como foram formados os Colégios para o ensino da Técnica até então desconhecida. Conheceremos também quais foram os pioneiros a desenvolver trabalhos que foram se aprimorando ao longo dos anos nos possibilitando realizar exames deapoio diagnóstico de extrema importância para a medicina atual.

4

A RADIOLOGIA NO BRASIL
O primeiro aparelho de raios X chegou ao País em 1897. Fabricado pela Siemens, o aparelho era rudimentar, com bobinas de Rhumkorff de 70 cm cada uma e tubos tipo Crookes. Naquela época, a cidade de Formiga não contava com eletricidade e para colocar o aparelho em funcionamento, era necessário alimentá-locom baterias e pilhas Leclancher rudimentares de 0,75 HP. Os resultados não foram satisfatórios e então Dr. Pires decidiu instalar um motor fixo de gasolina que funcionava como um gerador elétrico. Com ajuda da mulher, filhos, amigos e um manual de instruções, Dr. Pires colocou o aparelho em funcionamento e, com chapas de vidro fotográfico, passou a produzir as primeiras radiografias.

A primeirachapa radiográfica, feita em 1898, foi de um corpo estranho na mão do então ministro Lauro Muller, um de seus primeiros clientes. Entre 1899 e 1912, Dr. Pires adquiriu todos os tipos de tubos fabricados pela Siemens. O tempo necessário para produzir a chapa radiográfica era longo. Uma radiografia de tórax levava cerca de 30 minutos e uma de crânio em torno de 45 minutos. O extenso período daexposição não permitia que o paciente ficasse sem respirar, comprometendo a boa definição da imagem. Outro inconveniente era a intensa radiação que se espalhava. Na década de 50, após uma exposição do Departamento de Radiologia da Associação Médica de Minas Gerais, o aparelho foi enviado para o exterior, por falta de interesse das entidades governamentais em criar um museu histórico no País, naquelaocasião. Atualmente, o primeiro aparelho de raios X utilizado no Brasil encontra-se no International Museum of Surgical Science, em Chicago, nos Estados Unidos. As observações e pesquisas do Dr. Pires possibilitaram a publicação de muitos trabalhos em revistas científicas e congressos médicos.

5

Contudo, foi na área de Radiologia e Radioterapia, por seu pioneirismo, em que publicou seusmelhores trabalhos: Localização de corpos estranhos pelos raios X (final do século XIX); Diagnóstico das aortites pelos raios X (1900); Perigo da ação dos raios X sobre os tecidos (1901); Possibilidade da ação profunda dos raios X (1902); As radiotermites (1904); Radioterapia do linfogranuloma (1906); Técnica radiológica do tubo gastrointestinal com emprego de radiopacos (1911). Dotado de privilegiadainteligência e incrível conhecimento médico, Dr. Pires contribuiu e muito para o progresso da ciência no Brasil e no exterior. Após seu falecimento, em 1912, seus familiares mantiveram intactos seus consultórios com aparelhos de raios X e sua notável biblioteca. Considerado um dos principais nomes da medicina brasileira, recebeu diversas homenagens. Em 1906, Dr. Pires recebeu a medalha de 1a...
tracking img