Estudo de caso - comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
"Nossa juventude adora o luxo, é mal educada, caçoa da autoridade e não tem o menor respeito pelos mais velhos. Nossos filhos hoje são verdadeiros tiranos. Eles não se levantam quando uma pessoa idosa entra, respondem a seus pais e são simplesmente maus" - Sócrates (470 - 399 AC).
Não deixa de ser um desafio refletirmos sobre a geração Y. Afinal, apesar do nome “geração”, não é disso que setrata, mas sim de um grupo de indivíduos que se identifica desse modo. 
Como geração, não existe. Isso porque estudos científicos mostram que o que conecta uma geração de pessoas são os fatos que vivenciaram, e não o período em que nasceram. Assim, pode-se dizer que há pessoas que, independentemente de suas idades, se conectam por eventos, como a era Senna, a queda das torres gêmeas e, maisrecentemente, a caçada e morte de Bin Laden. Cientificamente, portanto, não há nada que comprove a existência de uma geração específica a partir de meados dos anos 70 – até mesmo a definição de geração Y é bastante imprecisa: alguns consideram as pessoas nascidas a partir de 1975 (quando foi lançado o Altair 8800 – primeiro microcomputador comercial do mundo), mas outros dizem que são as pessoas do iníciodécada de 80 e que vivem superconectadas a tudo, via tecnologia. 
O termo apareceu pela primeira vez em 1993, no editorial da revista Advertising Age, para descrever os adolescentes da época e diferenciá-los da geração X – que foi sua predecessora. Desde então, a publicação assim se refere aos nascidos a partir de 1981 ou 1982.
Portanto, é uma definição mais apropriada para gestores que precisamtomar decisões mercadológicas do que de liderança. Entretanto, o comportamento observado naqueles que se identificam como geração Y de fato encontra um ambiente empresarial despreparado para suas características e expectativas. Em primeiro lugar, são pessoas muito ligadas à tecnologia. Mas a utilizam sem pensar em termos de adequação empresarial, ou se estão sendo apropriadas para sua carreira.Quando chegam às empresas, se surpreendem ao encontrar um ambiente que limita, controla o seu uso e, acima de tudo, que não adota inovações com velocidade. Se no passado havia gestores que relutavam em usar e-mails, hoje é comum encontrar aqueles que não se interessam por redes sociais, por exemplo. Muitas empresas bloqueiam arquivos com áudio, pois podem conter vírus. O resultado é que, nasorganizações, as pessoas trabalham muito, quando quem deveria trabalhar mais é a tecnologia. E a geração Y sabe usá-la bem e se frustra ao ver como é pouco utilizada, controlada e restringida dentro da corporação. Apesar dessa conexão tecnológica, esses jovens não são conectados à empresa em que trabalham. Na realidade, esses profissionais encontram um ambiente econômico, específico no Brasil, de muitasofertas de trabalho. Com certeza, a geração Y na Espanha tem um apreço muito maior ao emprego – aliás, lá, a pessoa de qualquer geração se agarra ao emprego que conseguir. Querem crescer rápido, e se a organização não é veloz ao oferecer um caminho para o topo, se desmotivam e buscam alternativas. Além disso, precisam de feedbacks constantes que indiquem que estão na direção certa. O problema éque os líderes nas empresas não são preparados para dar feedbacks. Em geral, um indivíduo na organização irá desenvolver-se sem nenhum feedback de seu superior. Para a geração Y, essa atitude representa falta de orientação, interação e é muito desmotivadora. 
São indivíduos que querem se expressar e colaborar. Uma pessoa que está acostumada a ver somente televisão tem uma postura passiva ao serinformada de fatos e ideias. Alguém da geração Y recebe e compartilha ideias e fatos pela interação. Entretanto, quando chega às empresas, encontra burocracias, normas, hierarquias e limites à sua expressão – alguns apropriados, outros sem sentido. Isso tudo é um aprendizado doloroso e, por vezes, impossível para alguns indivíduos. Essas são apenas quatro características dos que se rotulam da...
tracking img