Cultura e comportamento organizacional como fatores chave de crescimento para as organizações

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CULTURA E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL COMO FATORES CHAVE DE CRESCIMENTO PARA AS ORGANIZAÇÕES

EVANDRO SABAINI VAZQUEZ
LUCAS RIBEIRO GALLON
ORIENTADOR : SIMONE DA ROS DALFIOR


RESUMO

A presente pesquisa tem por objetivo verificar como a cultura e o comportamento organizacional podem contribuir para o crescimento de uma organização.

O método empregado será um estudo decaso realizado nos supermercados Walt Mart Brasil e no CARONE, respectivamente, que no caso da presente pesquisa, será feito através de entrevista semi-estruturada.

Como resultados apurados, o presente estudo responde positivamente ao objeto de sua formulação, pela verificação dos êxitos no crescimento de uma das organizações estudadas.

Palavras-chave: Cultura Organizacional; comportamentoorganizacional; crescimento; desenvolvimento.


1 INTRODUÇÃO
As habilidades interpessoais, o comportamento humano e a cultura organizacional são há muito tempo fatores de vital importância para a eficácia da gestão de uma organização. Contudo, as escolas de administração demoraram um pouco para captar essa mensagem. Até o final da década de 80, enfatizavam-se aspectos técnicos de gestão,como economia, contabilidade, finanças e métodos quantitativos. Temas como comportamento e habilidades interpessoais não recebiam quase nenhuma atenção. Nas últimas décadas, contudo, os pesquisadores começaram a perceber a importância do papel que o conhecimento sobre o comportamento humano tem na eficácia da gestão. (ROBBINS, 2005).
Num ambiente de mercado cada vez mais competitivo, a inovaçãopode-se constituir fator de grande relevância na determinação dos resultados das empresas, sendo que ela pode advir de seus colaboradores, requerendo um maior investimento por parte das empresas nas pessoas, uma vez que suas crenças, valores, comportamentos e relacionamentos passam a ser determinantes para o sucesso ou o fracasso de um negócio. De fato, há várias pesquisas corroborando que éessencialmente empírica a relação entre clima, cultura e comportamento organizacional e os resultados de uma organização.
Segundo Chiavenatto (2005) comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e estrutura organizacional têm sobre o comportamento das organizações, com o propósito de aplicar tais conhecimentos para melhorar a eficácia organizacional.Já como cultura organizacional, ainda segundo Chiavenatto, pode-se entender que é um conjunto de hábitos e crenças estabelecido por meio de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todos os membros da organização. A cultura espelha a mentalidade que predomina em uma organização.
Sendo assim, este estudo tem por objetivo mostrar como a cultura e o comportamento organizacionalna gestão de uma organização, podem ser fatores cruciais para sua ascensão e desenvolvimento.
O problema que norteia a pesquisa, tendo como base o empirismo dos temas voltados à cultura e o comportamento humano, e sua crucial importância na dinâmica da gestão das organizações atuais, é qual a influência da cultura e do comportamento humano para o crescimento de uma organização.
O objetivo geralé verificar como a cultura e o comportamento organizacional podem contribuir para o crescimento de uma organização.
De forma específica, pretende-se conceituar cultura e comportamento organizacional; verificar como eles podem ser fatores cruciais para o crescimento de uma empresa e relacionar o crescimento das empresas estudadas com os aspectos relativos à cultura e o comportamentoorganizacional.
A justificativa para o presente projeto se dá devido ao fato do tema proposto esclarecer como uma organização pode aproveitar os aspectos relacionados à cultura e comportamento organizacional em seu desenvolvimento.
O tema de pesquisa é de grande valia, haja vista que a administração contemporânea dá grande relevância à gestão de pessoas, incluindo aspectos relacionados ao clima e cultura...
tracking img