Macroeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Av1

NOME: FILIPE BOMFIM DO NASCIMENTO
MATRÍCULA: 200802049977
CAMPUS: NORTE SHOPPING
CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
TURNO: NOITE

Entre as variáveis da demanda interna, o consumo das famílias não apenas comandou a expansão no 4º trimestre, como apresentou uma evolução ascendente ao longo do ano. O Consumo da Administração Pública (Cons. APU), que foi muito importante para a expansão doPIB no segundo trimestre, perdeu o ímpeto de crescimento nos terceiro e quarto trimestre, mostrando-se comportado no período. Especialmente, houve certa decepção com o comportamento dos investimentos, medidos pela Formação Bruta do Capital Fixo (FBCF), que desaceleraram fortemente no quarto trimestre, após três períodos de intenso crescimento, mesmo considerando que esta variável tenha aumentado21,8% na comparação, entre 2010 e 2009, e que a taxa de investimento da economia tenha subido para 18,4%.
a seguir, resume a evolução do PIB trimestral ao longo de 2010, na comparação com o trimestre imediatamente anterior, observando os componentes da demanda agregada. Um primeiro aspecto que chama a atenção é que houve uma sensível melhoria nas trajetórias das taxas de importações (que contamnegativamente) e de exportações de bens e serviços (que contam positivamente), amplamente desfavoráveis às exportações no primeiro trimestre e que foram aproximando os ritmos de crescimento ao longo do ano.

O Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB Mensal), avançou 0,3% em agosto/10 frente ao mês imediatamente anterior, já descontadas as influências sazonais. No trimestre encerradoem agosto, houve recuo de 0,2% na atividade econômica vindo de uma taxa positiva de 0,3% no trimestre encerrado em julho.
Com este resultado, o PIB do terceiro trimestre caminha para uma taxa de expansão próxima de zero em relação ao segundo trimestre de 2010, confirmando o atual processo de desaceleração do ritmo de crescimento econômico após o forte avanço registrado durante o primeiro trimestredeste ano (alta de 2,7% frente ao 4º trimestre de 2009).
Na comparação com o mês de agosto de 2009, o crescimento econômico brasileiro atingiu 6,7% fazendo com que, no acumulado dos primeiros oito meses de 2010, a expansão da atividade econômica registrasse 8,3% (em relação período de janeiro a agosto de 2009).

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o fim dos estímulos fiscais àaquisição de veículos e bens duráveis, o aperto monetário conduzido pelo Banco Central entre abril e setembro e o enfraquecimento da economia mundial, sobretudo nos países mais desenvolvidos, estão entre os elementos que justificam esta trajetória de crescimento mais moderado da economia brasileira.
Pelo lado da oferta agregada, o crescimento de 0,3% em agosto foi determinado pelas altas de 0,8% naatividade do setor industrial e, em menor escala, pelo avanço de 0,5% do setor de serviços. Somente o setor agropecuário exibiu desempenho negativo no mês de agosto de 2010 (recuo de 0,3% frente a julho/10). Apesar dessa alta de 0,8%, a atividade industrial ainda acumula queda de 1,3% no trimestre encerrado no mês de agosto, sendo este o setor que está pesando negativamente sobre o crescimento daeconomia durante o terceiro trimestre de 2010.
Sob o prisma da demanda agregada, os investimentos (formação bruta de capital fixo), avançando 2,4%, e as exportações de bens e serviços (alta de 4,8%) foram os responsáveis pelo crescimento da atividade econômica em agosto/10.

Nos doze meses encerrados em agosto de 2010, o crescimento econômico atingiu 6,5%, também determinado, em maior escala,pelo crescimento de 8,8% da atividade industrial neste mesmo critério de comparação.
Metodologia do Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB Mensal)
Na construção do Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB Mensal) são utilizadas técnicas estatísticas de desagregação temporal com indicadores (Chow-Lin, Fernandez, Litterman e Santos Silva-Cardoso). Cada subcomponente...
tracking img