Segundo reinado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2716 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SEGUNDO REINADO ( 3ªs.Séries)

I – QUESTÕES DISSERTATIVAS
1. QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE LIBERAIS E CONSERVADORES NO IMPÉRIO?
R. Não existiam diferenças substanciais entre liberais e conservadores no tempo do Império. Na época era voz corrente entre o povo que não havia mais parecido com um conservador do que um liberal no poder (“farinha do mesmo saco”). Aalternância no poder era constante. As eleições não representavam a vontade de todo o povo, mas sim de todos os proprietários rurais, que dominavam as províncias. Um exemplo da ação dos partidos foram as chamada eleições do cacete, em que os liberais, no poder, contratavam arruaceiros para assaltar as mesas eleitorais a cacetadas.2. EM QUE CONSISTIA O REGIME PARLAMENTARISTA IMPERIAL?
R O regime parlamentarista imperial era inspirado no modelo inglês no qual o ministério é formado no parlamento e só subsiste enquanto contar com sua confiança. No caso brasileiro, havia a figura do presidente do Conselho de Ministros, mas quem indicava o ocupante do cargo era o Imperador, sem necessidade de submetê-loà aprovação da Assembleia Geral.
3. QUE FATORES CONTRIBUIRAM PARA A EXPANSÃO DO CAFÉ?
R. Os principais fatores que contribuíram para a expansão do café foram: a decadência das lavouras tradicionais da cana-de-açúcar, algodão e fumo; a decadência da produção do ouro; a proibição ao tráfico, que elevou o preço dos escravos; a Independência dos Estados Unidos, grandes consumidores de café.4. COMO SE APRESENTAVA A ECONOMIA NO BRASIL DURANTE O SEGUNDO REINADO?
R. O café era o produto mais exportado, contribuindo para o superávit da balança comercial; houve melhoria no padrão de vida em algumas regiões e camadas sociais, desenvolvimento técnico e aumento de capital estrangeiro. Mas, além do café, a mudança da política alfandegária, com a tarifa Alves Branco (protecionismo-protegeu oBrasil das pequenas taxas dos produtos importados), e a abolição do tráfico de escravos (Lei Eusébio de Queiróz) em 1850 ajudaram a equilibrar a balança comercial. Apesar disso, a monocultura do café dependia da escravidão, até incorporar a mão-de-obra imigrante.
5. QUE CARACTERÍSTICAS APRESENTAVA O PARAGUAI ANTES DA GUERRA CONTRA A TRÍPLICE ALIANÇA (BR+URU+ARG)?
R. Nessa época, o Paraguaiera o país latino-americano mais livre de colonialismo (lembre-se do colonialismo econômico, exercido pela Inglaterra na América Latina politicamente independente).Francia ( 1813-1840, primeiro presidente paraguaio),transformou latifúndios em fazendas do Estado, diversificou a economia, criou industrias e estabeleceu o monopólio estatal do comércio exterior. Seus sucessores como Francisco SolanoLopes, que assumiu a presidência em 1862, mantiveram e ampliaram essa política, organizaram uma flotilha de barcos para neutralizar o domínio brasileiro no rio Paraná, estimularam a industrialização e fizeram do Paraguai o país mais desenvolvido da América do Sul.

6. COMO FICOU O PARAGUAI DEPOIS DA GUERRA? QUE CONSEQUÊNCIAS ELA TROUXE PARA O PAÍS?
R. DEPOIS DA GUERRA, O PARAGUAI FICOUARRASADO. PERDEU 96% DA POPULAÇÃO MASCULINA, 55% DA FEMININA SUAS TERRAS FORAM VENDIDAS A ESTRANGEIROS QUE PASSARAM A COBRAR TAXAS PARA QUE SEUS ANTIGOS DONOS PUDESSEM TRABALHAR NELAS.O BRASIL CONSEGUIU AS TERRAS PRETENDIDAS, MAS TORNOU-SE MAIS DEPENDENTE DA INGLATERRA; A DÍVIDA BRASILEIRA COM OS INGLESES AUMENTOU DE 3 MILHÕES PARA 20 MILHÕES DE LIBRAS. A DÍVIDA PARAGUAIA PARA COM O BRASIL, NÃO FOIISALDADA. GETULIO VARGAS PERDOOU DURANTE SUA GESTÃO.

II – QUESTÕES OBJETIVAS (testes) Assinale apenas uma alternativa.
1. (Fatec/SP) "O negro não só é o trabalhador dos campos, mas também o mecânico, não só racha a lenha e vai buscar água, mas também, com a habilidade de suas mãos, contribui para fabricar os luxos da vida civilizada. O brasileiro usa-o em todas as ocasiões e de todos os modos...
tracking img