Conversor ad por rampa dupla

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (540 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Marcello Megiolaro Wesley Jean da Silva Willian Andrey da Silva

Este trabalho tem como enfoque a conversão de sinais analógicos para sinais digitais (A/D). Um conversor A/D é um circuito queconverte um nível de tensão (ou corrente) em um valor numérico (digital) correspondente. São a base de qualquer instrumento de medição digital. Existem várias topologias de circuitos conversores A/D, cadauma delas com características específicas priorizando a velocidade de conversão, a resolução, a simplicidade ou o custo.

Há vários métodos de técnicas para conversão A/D variando em complexidadee velocidade, este trabalho consiste em um estudo sobre o conversor A/D por rampa dupla, que é um método simples, porém, mais lento que os demais conversores. Através deste trabalho, poderemoscompreender a teoria de funcionamento, as limitações, e comparar as vantagens e desvantagens entre o conversor A/D por rampa dupla e os outros conversores existentes.

O sinal de saída na maioria dostransdutores e sensores utilizados em instrumentação analítica é um sinal analógico. Como o sinal analógico pode assumir qualquer valor no decorrer do tempo e o sinal digital assume sempre um valor entreduas possiblidades ( 0 ou 1, HI ou LO, alto ou baixo, etc.), é necessário realizar uma adaptação da variável para possibilitar a interação do mundo analógico com os sistemas digitais.

A variávelfísica é qualquer grandeza analógica, como temperatura, pressão, vazão etc, e o transdutor é um dispositivo que converte a variável física em elétrica. O conversor A/D converte a entrada analógica emuma saída digital. Esta saída digital é formada por um conjunto de bits que representam o valor da tensão da entrada analógica.

Convertem uma tensão desconhecida em tempo, ou seja, no tempo que umcapacitor leva a adquirir a carga e descarga associada a essa diferença de potencial. O ciclo de descarga tende a minimizar os problemas de estabilidade e de deriva associados ao conversor de rampa...
tracking img