Amplificadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2522 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA TÉCNICA CEPEP
CURSO TÉCNICO DE MECÂNICA INDUSTRIAL










AMPLIFICADOR OPERACIONAL




















ALUNOS: Tatiane C. Santaratto Sasai
Thiago Bueno Sasai














AMPLIFICADOR OPERACIONAL








Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Eletrônica Linear, do curso de Técnico de Mecânica, turno noturno, daEscola Técnica CEPEP ministrado pelo professor Henrique Dinarte.




CEPEP ESCOLA TÉCNICA


AMPLIFICADOR OPERACIONAL






Trabalho apresentado como pré-requisito para obtenção de
nota de Amplificadores Operacionais da Escola Técnica CEPEP, submetida à
aprovação da banca examinadora composta pelos seguinte membro:




Prof. Henrique Dinarte


Recife, 11 de Abril de 2013.RESUMO




O amplificador operacional recebeu este nome porque foi projetado inicialmente para realizar operações matemáticas utilizando a tensão como uma analogia de outra quantidade. Esta é a base dos computadores analógicos onde os amp ops eram utilizados para realizar as operações matemáticas básicas (adição, subtração, integração, diferenciação, e outras). Neste sentido,um verdadeiro amplificador operacional é um elemento do circuito ideal. Os amplificadores reais utilizados, feitos de transístores, válvulas, ou outros componentes amplificadores, são aproximações deste modelo ideal.
Os amp ops foram desenvolvidos na era das válvulas termiônicas, onde eles eram usados em computadores analógicos. Os amp op modernos são normalmente construídos em circuitosintegrados, apesar de ocasionalmente serem feitos com transistores discretos, e geralmente possuem parâmetros uniformes com encapsulamentos e necessidades de alimentação padronizados, possuindo muitos usos na eletrônica.
A maioria dos amp ops simples, duplos ou quádruplos disponíveis possuem uma pinagem padronizada que permite que um tipo seja substituído por outro sem mudanças na pinagem. Um amp opespecífico pode ser escolhido pelo seu ganho em malha aberta, largura de banda, nível de ruído, impedância de entrada, consumo da potência, ou uma combinação de alguns destes fatores. Historicamente, o primeiro amp op integrado a tornar-se largamente disponível foi o Fairchild UA-709, no final dos anos 60, porém isto foi rapidamente modificado pela performance superior do 741, que é mais fácil deutilizar, e provavelmente o mais conhecido da eletrônica - todos os principais fabricantes produzem uma versão deste chip clássico. O 741 possui transístores bipolares, e segundo os padrões modernos possui um desempenho considerado médio. Projetos melhorados baseados no transístor FET surgiram no final dos anos 70, e as versões com MOSFET no início dos anos 80. Há ainda os chamados amp ops Bi-FET, quecombinam transístores bipolares e MOSFETs, e que aproveitam as melhores características de ambos. Bi-FETs típicos são os CA3130 e CA3140 da RCA.













Sumário
1. Introdução 8
2. Conceitos Básicos 9
3. Símbolo 10
4. Encapsulamento 11
5. Diagrama interno 12
6. Par diferencial de entrada 14
7. Circuitos básicos 15
8. Amplificador inversor 16
9. Amplificador não inversor17
10. Somador 17
11. Somador - parte II 18
12. Amplificador Subtrator ou Diferencial 19
13. Amplificador de Ganho Variável 20
14. Integrador 22
15. Diferenciador 23
16. Seguidor de Tensão 24
17. Aplicação 1 - Conversor Corrente/Tensão 25
18. Aplicação 2 - Conversor tensão/corrente (1..5v para 4..20 mA) 26
19. Aplicação 3 - Conversor corrente/tensão (4..20 mA para 1..5V) 27
20.Conclusão 28
21. Referências 30







1. Introdução
O presente trabalho tem como objetivo dar início ao estudo dos Amplificadores Operacionais trata-se de um circuito integrado que faz parte da família dos dispositivos eletrônicos lineares com larga aplicação no ramo da Eletrônica e da Instrumentação Industrial.
Nesta abordagem destacamos: conceitos básicos, características físicas,...
tracking img