Estudo de caso - bob's

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3828 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






Estudo de caso: Bob’s Burgers








Autores: Amanda Loureiro, Frederico Veiga, Stella Farias, Thiago Mendes
Professora: Ediana Avelar
Disciplina: Marketing em comunicação
Ano / Semestre: 2008/2






Sumário



1. Apresentação............................................................................3
2.Segmento de atuação................................................................5
3. Regiões/mercados de comercialização.....................................6
4. Publico alvo..............................................................................7
5. Marcas concorrentes.................................................................8
6. Características eatributos do produto.......................................9
7. Estratégia de comunicação........................................................10
8. Estratégia de preço....................................................................11
9. Distribuição e logística.............................................................12
10. Considerações e análise dogrupo.............................................13
11. Nova estratégia de marketing....................................................15
11.1. Reposicionamento da marca.........................................15
11.2. Estratégia de comunicação............................................15Referências................................................................................17
















1. Apresentação



Atualmente, o tão simpático e saboroso trio hambúrguer, batata frita e refrigerante é algo bem corriqueiro, o “junk food” tornou-se onipresente na vida dos brasileiros, mas o que muitos não sabem é que esse costume culinário de origem americana foi introduzido ao Brasil no ano de 1952 com a fundação da rede de fast-food Bob’s, nome fantasia da Venbo Comércio de Alimentos Ltda, pelo ex-tenista profissional americano Robert falkenburg, que era chamado pelos amigos por Bob.
Tudo começou em 1951 quando Bob abriu a Falkenburg Sorvetes Ltda, onde utilizava receitas americanas para fabricar seu exclusivo sorvete de baunilha. A sorveteria foi criada, de início, com o intuito de receber seus amigos americanosque sempre o visitavam no Brasil. Porém, incentivado pelos mesmos, inaugurou a primeira loja Bob’s na cidade do Rio de Janeiro, lançando no país as grandes novidades típicas de sua terra natal, tais como o famoso hot dog, conhecido por nós como cachorro quente, o hambúrguer, o sundae e o adorado milkshake de ovomaltine, produtos ícones da marca.
E o mais interessante é que foi integrado aessas delícias americanas o sabor do tempero brasileiro, caindo no agrado das pessoas. A idéia foi tão bem sucedida que no final dos anos 50, o Bob’s já fazia parte do cenário social do Rio e do Brasil, onde celebridades como o compositor Villa-Lobos e o músico de jazz americano Booker Pittman eram presenças constantes.
A partir de 1978, a empresa em questão começou a explorar novoshorizontes, a começar por São Paulo. Mais tarde, em 1984 inaugurou seu sistema de franquias, dando início a um grande processo de expansão da rede no país.
O comando da empresa foi transferido, em 1996, para a Brazil fast-Food Coorporation, assim em 2001 a empresa já ocupava a posição de segunda maior rede de fast-food do país, com 266 pontos de venda, sendo 198 franqueados e 68 próprios,distribuídos em 22 estados e 56 cidades. A inauguração da primeira loja em Portugal foi o ponta pé inicial para o programa de internacionalização da marca.
Esses dados mostram a evolução da marca ao longo dos anos, desde seu início até os dias atuais. Todos bem sabem que ocorre certa discriminação em relação ao Bob’s, por se tratar de uma empresa brasileira no ramo alimentício que de acordo com os...
tracking img