Estudo de caso - ambev

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 91 (22515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário


1. Introdução


1.1. Objetivo


2. Metodologia


3. Apresentação da empresa


3.1. Descrição da empresa
3.2. Histórico
3.3. Dados Gerais
3.3.1. Descrição dos Produtos
3.3.2. Descrição do Segmento
3.4. Descrição do Processo Produtivo
3.4.1. Tecnologia Empregada
3.4.2. Formas de Comercialização
3.5. Definição do Perfil dosClientes
3.6. Descrição dos Concorrentes
3.7. Descrição dos Fornecedores


4. Diagnóstico Organizacional


4.1. Aspectos Jurídicos
4.2. Aspectos Contábeis
4.3. Papel de Mercado
4.4. Identificação de Recursos Estratégicos


5. Conclusão

1.Introdução


Um diagnóstico do ambiente organizacional envolve um processo complexo de coleta e elaboração de informaçõesacerca dos diversos aspectos que envolvem o funcionamento de uma empresa. É um processo importante para as empresas uma vez que elas enfrentam o desafio de maximizar o uso de seus recursos, em especial os inatingíveis, dentre os quais destacamos o tempo, o capital humano e o capital social, isto é, pessoas e o relacionamento entre elas.
O diagnóstico organizacional visa o reconhecimento daspotencialidades e dificuldades da empresa com o objetivo de otimizar o uso dos recursos oferecidos e paralelamente, fornecer informações para uma possível estruturação desta empresa. Serve também como base para a construção de um organograma eficaz, além de fornecer a base de dados necessária para a orientação estratégica das iniciativas futuras da empresa no que diz respeita a gestãomercadológica e financeira, de forma a suprir as necessidades e os desejos de seus clientes e funcionários e posicioná-la como uma organização que prioriza qualidade, serviço e valor.
O modelo organizacional baseado em tal perspectiva de sistema realça a importância de incluir os aspectos ambientais em todas as partes da organização e não só a parte problemática identificada no diagnósticoorganizacional.O gerente deve aprender a inter-relacionar as diferentes partes de uma organização: a mudança num componente dela poderá afetar significamente outros componentes organizacionais. A busca de eficiência de um setor isoladamente poderá levar à ineficiência de vários outros.
O diagnóstico organizacional é um instrumento utilizado para se fazer o mapeamento da situação global da empresa sob aótica de seus proprietários,funcionários, clientes internos e principais clientes externos, como etapa essencial anterior ao planejamento. O diagnóstico é realizado por meio da aplicação de um amplo questionário no qual são levantadas as impressões dos funcionários a respeito de questões abrangentes, tais como a prática do planejamento e da gestão, a estrutura organizacional e seu funcionamento,os recursos humanos, as sistemáticas de comunicação e informatização existentes, a visão estratégica da organização; assinalando-se seus pontos fortes e fracos e as medidas adotadas para a solução de problemas.
Considera-se que o diagnóstico organizacional compõe-se de quatro partes básicas que são a formulação de problemas, levantar informações sobre o problema, analisar as informações,sugerir ações futuras.
Ao final do trabalho de diagnóstico organizacional, o gestor passa a ter uma visão tanto do ambiente externo quanto do ambiente interno da empresa e pode direcionar seus recursos para projetos realmente necessários e que possam trazer vantagem competitiva.


1.1.Objetivo


Elaborar um diagnóstico organizacional da empresa AmBev. Será feito um estudo decaso no qual serão analisados os aspectos jurídicos, contábeis, papel de mercado e identificação dos recursos estratégicos.


2. Metodologia


O presente trabalho trata-se de um estudo de caso da empresa AmBev, que segundo Moura (2002) "... representa uma estratégia de investigação que examina um fenômeno em seu estado natural, empregando múltiplos métodos de recolha e...
tracking img