Para gostar do direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (849 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho é resultado da elaboração de uma síntese contida na fita da palestra ministrada pelo professor João Baptista Herkenhoff, sobre o livro "PARA GOSTAR DO DIREITO", dadana disciplina de Sociologia Juridíca do Professor Antonio César no dia 14/05/2002. Nesta dissertação será comentado a importância e o objetivo do direito.
2 O QUE É O DIREITO E QUAL O SEU PAPELQuanto à definição do que seria o direito, pode-se dizer que ele "é sendo", pois devido a constantes mudanças da sociedade conseqüentemente o conceito de direito também muda, não tendo um sentidoperfeito e acabado, sendo uma ciência em continua transformação.
Os juristas devem lançar-se na luta por uma sociedade que respeite a pessoa humana. Deve ser corajoso, deve ser um porta-voz da justiça. Éneste sentido que os juristas podem ter um papel importante, no processo de transformação social, na construção de um novo mundo.
3 A IMPORTÂNCIA DO DIREITO
Para gostar do direito e necessáriocompreender sua importância. Não é só pelo emprego que se pode obter com o curso, ou pelo canudo. Impõe-se compreender que o direito tem um "ALGO MAIS", possui um grau de importância porque tem presença navida social. Sociedades sem direito seriam sociedades selvagens. Que necessita do direito são os fracos para se oporem aos fortes. Não podemos pensar no direito como face da desigualdade, da injustiçae sim meios que o direito nos fortalece para lutar pela igualdade e pela justiça.
4 O DIREITO COMO INSTRUMENTO DE HUMANIZAÇÃO
O direito deve ser humanizado, deve exerce ser um papel na sociedadecomo humanizador., fazer com que as pessoas se sintam mais valorizadas. Temos de olhar para as mulheres e homens como cidadãs e cidadãos, e principalmente como pessoas humanas. O direito deve serinstrumento de amor e felicidade, ele também deve ser instrumento de humanização no nosso crescimento como ser humano.
5 O DIREITO COMO POESIA
Devemos sempre olhar o direito como poesia, como alimento...
tracking img