Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1076 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA
CONTABILIDADE BÁSICA




ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS




















ABRIL/2012
INTRODUÇÃO


Ao estudarmos a contabilidade observamos que ela serve de informação da empresa para diversos usuários. Pode servir para seus proprietários e acionistas, para uma avaliação bancária e muitos outros.


É de extrema importância que se tenhaum controle contábil rigoroso e com registros corretos, para que suas informações e seus demonstrativos sejam claros e representem a realidade.


Através da contabilidade que se analisa o patrimônio da empresa, fazendo saber sua capacidade de liquidez.


Nos órgãos públicos o enfoque contábil sempre foi, ao longo dos anos, o Orçamento, mas agora com as novas Normas Internacionais deContabilidade Aplicáveis ao Setor Público isso tem mudado, passando a ser o Patrimônio, como nas instituições privadas.


Além disso, os órgãos públicos também terão que reavaliar seus bens, que hoje estão com valores registrados irrisórios, desde sua aquisição, distorcendo qualquer análise patrimonial que se faça.















ETAPA 1 – CONCEITOS BÁSICOS DA CONTABILIDADE


Oque é Contabilidade?
É uma ciência social, que estuda objetos, fenômenos e fatos resultantes de ações humanas que criem ou alterem o patrimônio. Através da contabilidade se coleta dados, registra e os processa, produzindo relatórios para tomada de decisões.


Quais os objetivos da Contabilidade?
Permitir aos usuários da contabilidade a avaliação da situação econômica e financeirade uma dada entidade, num sentido estático, bem como fazer deduções sobre suas tendências futuras.


Quem são os usuários da Contabilidade?
Usuário da contabilidade é qualquer pessoa (física ou jurídica) que tenha interesse em conhecer dados (normalmente fornecidos pela contabilidade) de uma dada entidade, seja ela uma empresa, órgão público ou mesmo uma pessoa ou grupo de pessoas (umafamília, por exemplo).
Os usuários podem ser internos (gerentes, diretores, administradores, funcionários em geral) ou externos à empresa (acionistas, instituições financeiras, fornecedores, governo, sindicatos).


Por que a Contabilidade é importante para toda a empresa?
Porque através de suas informações são tomadas decisões importantes como produção, marketing, investimentos,financiamentos e custos.













ETAPA 2 – PATRIMÔNIO


Patrimônio
O patrimônio é constituído por bens, direitos e obrigações.
Bem é tudo o que a empresa possui, podendo ser tangíveis ou intangíveis.
Bens tangíveis são os que possuem corpo, matéria, como exemplo veículos.
Bens intangíveis são os bens que a empresa possui que não possuem matéria, não sendo,portanto, palpáveis, como patente por exemplo.
Os bens também podem ser classificados em móveis e imóveis.
Sendo os bens móveis os que podem ser removidos de lugar por si só, como os semoventes, ou por outras pessoas, como os equipamentos.
Os imóveis são os que não podem ser deslocados de um lugar ao outro e que são vinculados ao solo, como por exemplo, os edifícios.
Direitossão os valores que a empresa tem a receber de terceiros. Como quando efetua uma venda, ela tem o direito do recebimento dos valores a ela correspondentes.
Geralmente se usa a expressão “a receber” logo após o nome da conta contábil.
Obrigações são os compromissos que a empresa tem a pagar a terceiros.
Quando a empresa compra mercadoria a prazo ela constitui uma obrigação para com ofornecedor que a vendeu.
Geralmente se usa a expressão “a pagar” logo após o nome da conta contábil.
Para que o patrimônio seja demonstrado claramente é necessário descrevermos dois aspectos sobre seus elementos: qualitativos e quantitativos.
Qualitativos representa o que são, indicando seus nomes.
Quantitativos, representa quanto são, alocando valores monetários....
tracking img