Escolas do planejamento - estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5768 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. RESUMO

A partir dos anos 60, cresceu bastante a elaboração de modelos de processos pelos quais as estratégias empresariais pudessem ser formuladas, desenvolvidas e operacionalizadas. Mesmo esses modelos tendo em comum a finalidade de construir uma visão de futuro para as empresas e instituições, adequadas ao ambiente em que atuam (objetivo de todo e qualquer planejamento estratégico), elesapresentam uma grande diversidade de abordagens, com fundamentos lógicos diversos que permitem caracterizar o que Henry Mintzberg chamou de Escolas de Planejamento Estratégico. É sobre essa égide do pensamento de Mitzberg que procuramos desenvolver o respectivo trabalho e através dela que identificamos como fatores predominantes e características da empresa em questão uma abordagem da escola doempreendedorismo, como constataremos no desenvolver do estudo de caso.
2. INTRODUÇÃO

O cenário organizacional nunca foi tão competitivo como hoje e isso não está restrito a um ou outro setor em que uma empresa atue. No ambiente de competição, no qual as empresas procuram alcançar uma posição de destaque sobre seus concorrentes, elas adotam estratégias visando criar e sustentar vantagenscompetitivas.
Uma organização que empreende está mais bem capacitada para a compreensão do seu ambiente, suas atividades e processos de trabalho. Uma boa capacidade de empreendimento aperfeiçoa o processo de tomada de decisão, tornando os processos de trabalho mais eficientes e efetivos. Sendo assim, as organizações estão buscando novas formas de desenvolver e aplicar inovações em seus processos,produtos e serviços.
Com esta avidez pela inovação e sensibilidade para antever o futuro que as Farmácias Garrido compõem o escopo fundamental da escola do empreendedorismo, a qual servirá de base para a exposição do presente estudo de caso.
2.1. HISTÓRICO E BREVE DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO

A Farmácia Garrido é uma empresa de manipulação de medicamentos e foi criada em 1919, pelo Sr. Antonio FerreiraGarrido, com sede inicial na Rua Grande, sendo atualmente a mais tradicional farmácia de manipulação do estado do Maranhão, com 90 anos de mercado. Hoje a empresa possui duas farmácias no centro de São Luís, além da Garrido Dermoestética, centro de tratamentos estéticos, e inaugura sua segunda filial no bairro da Cohama, buscando sempre atender com mais qualidade, respeito e rapidez.
A FarmáciaGarrido produz medicamentos magistrais com tradição e credibilidade comprovadas, preparados a partir da prescrição de um profissional habilitado, destinada a um paciente individualizado e que estabeleça, em detalhes, sua composição, forma farmacêutica, posologia e modo de usar. Além disso, oferece produtos fitoterápicos, produtos oficinais, registrados em compêndios oficiais, cosméticos,cosmecêuticos e suplementos alimentares. Seus princípios ativos são adquiridos de fornecedores conceituados e credenciados.

2.2. ESTRUTURA FÍSICA E SERVIÇOS

Os laboratórios e instalações atendem todas as normas determinadas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que fiscaliza, atesta e valida periodicamente as farmácias de manipulação, além disso contam com equipamentos de altatecnologia, tais como:
• Câmaras de pressão negativa (temperatura, pressão e umidade controladas);
• Balanças de precisão com certificação INMETRO;
• Purificadores de água;
• Sistema de exaustão de ar, entre outros.

2.2.1. Laboratórios

Os laboratórios estão divididos nas seguintes áreas:
• Laboratório de dermatologia: manipulação de cremes, shampoos e medicamentos de uso externo;
•Laboratório de cápsulas e sólidos: manipulação de cápsulas, pós e saches;
• Laboratório de líquidos: manipulação de medicamentos em forma líquida;
• Laboratório de controle de qualidade: verificação da qualidade dos medicamentos;
• Sala de higienização de embalagens: tratamento das embalagens dos medicamentos, garantindo total higienização;
• Almoxarifado: local de estocagem de matérias-primas,...
tracking img