Reciclagem de placas de circuito interno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA


reciclagem de placas de circuito impresso



Resumo: A evolução da tecnologia provoca uma alta obsolescência e o conseqüente descarte de equipamentos, já que os mesmos tendem a tornar-se ultrapassados rapidamente. Este artigo apresenta um estudo do processo de reciclagem de Placas de Circuito Impresso que fazem parte das sucataseletrônicas e que são encontradas nos equipamentos eletro-eletrônicos. Este estudo pode contribuir para evitar o desperdício de matérias-primas e/ou de recursos naturais não renováveis provenientes de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos.

Palavras - chaves: Placas de Circuito Impresso, Recursos Naturais, Reciclagem, Metais.

1. Introdução

Com o desenvolvimento das indústrias, o aumentoda oferta e procura por elétricos e eletrônicos associados ao consumismo desmesurado destes bens, tem como consequência um crescimento constante na geração de resíduos sólidos dentre eles equipamentos como computadores, televisores, DVD's, telefones celulares, impressoras, etc. (VEIT, 2004 p. 3).
Segundo Puckett et al (2002, p. 1) o lixo eletrônico ou e-lixo é o problema ambiental que mais cresceno mundo. Não é apenas um problema de quantidade, mas também de elementos tóxicos como, berílio, mercúrio, cádmio e etc.
Administrar o lixo produzido é uma realidade preocupante, atualmente usam-se diversas estratégias a fim de solucionar e minimizar os problemas, como o uso de propagandas de conscientização, avanços em tecnologias ambientais e o aumento da reciclagem e reutilização dematérias-primas, cujas fontes estão cada vez mais escassas. Evitando assim, [...] que tais resíduos sejam dispostos em aterros sanitários, queimados ou mesmo depositados a céu aberto sem qualquer controle ou cuidado (VEIT, 2005 p. 1).
As composições das PCI (Placas de circuito impresso) as tornam [...] interessante do ponto de vista econômico e ambiental. A presença de substâncias poluentes em suacomposição estimula o interesse em investimentos e estudos sobre sua reciclagem (VEIT, 2005). Atualmente existem vários processos para reciclagem de PCI, sendo diferenciados pelas etapas finais de separação, tais como piro metalúrgicos, hidro metalúrgicos, biometalúrgicos, eletro obtenção. Neste trabalho optou-se pelo processo que envolve as etapas de processamento mecânico, hidro metalúrgico e eletroobtenção.

2. Revisão Bibliográfica


2.1. Meio-ambiente

No Brasil existem grandes problemas em relação ao que fazer com o lixo urbano, independente do tipo. Existe, em especial nas grandes cidades, a preocupação sobre onde e como efetuar o seu descarte. Dados do IPEA (Instituto de Pesquisa Aplicada) e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados em agosto de 2010 na mídiafluminense mostram que mais da metade dos municípios brasileiros (3.427 do total de 5.565) não tem destinação adequada do lixo urbano. Dos 55,7 milhões de domicílios do país, 7 milhões ainda não tem coleta urbana. Do total de resíduos sólidos de origem urbana no país, em 2009, 43,2% tinham destino inadequado, indo para lixões ou aterros controlados. Mais de 40% das cidades do país sequer possuíaminiciativas de coleta seletiva de lixo. Segundo o mesmo levantamento citado, estima-se que uma quantia de R$ 8 bilhões poderia ser gerada caso todo o material potencialmente reciclável fosse encaminhado para a reciclagem. Atualmente, todo este volume é encaminhado para lixões e aterros distribuídos em todo o país. (SALEEBY, 2010)


2.2. Políticas e leis ambientais

A lei 12.305/2010 instituia política nacional de resíduos sólidos, como objetivo a prevenção e precaução na gestão de resíduos sólidos para o desenvolvimento sustentável visando à cooperação entre as diferentes esferas do poder público, empresarial e demais seguimentos da sociedade, dividindo a responsabilidade pelo ciclo de vida dos produtos.
A PCI é classificada na lei como resíduo sólido perigoso (aqueles que,...
tracking img